O mundo digital, onde temos o domínio das redes sociais, a forma como as marcas aproveitam para interagir e consumir conteúdo, os vídeos virais pode ser uma ferramenta importante para aumentar as vendas.
“Um vídeo viral pode ser a força motriz por trás de um aumento significativo na visibilidade, alcance e conversões de uma marca. Porém, para que um vídeo viral realmente gere vendas, não basta criar um conteúdo atraente e divertido. É fundamental que as marcas desenvolvam estratégias inteligentes baseadas no comportamento do consumidor e nas tendências atuais”, disse o America Retail.
Camila Reyes, cofundadora da agência Kleek Social, agência especializada em estratégias de mídias sociais, aproveitou para explicar para a publicação que “o conteúdo com venda direta pelas redes sociais continuará crescendo em 2025”. E, por esta razão, a tendência de apostar nessa forma de venda para a sua empresa, faz parte da evolução do futuro da internet.
O que fazer para viralizar um vídeo na internet e aumentar as vendas
Um dos grandes desafios de quem vende pela internet é fazer com que os seus produtos cheguem ao público-alvo. Além disso, a grande concorrência ainda pode trazer mais dificuldades de ser encontrado. É aí que a aposta no conteúdo viral pode ser uma grande diferença.
Uma das coisas importantes de entender é que o “um vídeo viral por si só não garante um aumento nas vendas, embora possa atingir uma exposição massiva num curto período de tempo”, explicou a publicação. Outro ponto é que não devemos ver a viralidade apenas como um fim, mas, sim, como uma chance de atrair pessoas para a sua plataforma.
“Marcas de sucesso que conseguem rentabilizar seus vídeos virais são aquelas que conseguem um equilíbrio entre criatividade e estratégia. Camila Reyes destaca que um bom conteúdo viral deve ser pensado para despertar emoções e gerar identificação com o público. O objetivo não é apenas ser visto, mas também conectar-se com os usuários para que eles se sintam motivados a interagir com a marca e realizar uma compra”, diz o America Retail.
Mais uma dica importante dada por Camila Reyes para a publicação é que o primeiro passo a ser dado é “atrair o público certo para suas contas e depois usar ferramentas específicas para converter essa atração em vendas”. Para conseguir isso, é essencial uma frequência de conteúdos publicados no feed do Instagram, por exemplo. Aproveite a história de promoções para impactar os seus consumidores.
“A venda direta através das redes sociais é uma tendência que continuará a aumentar em 2025, e as marcas devem estar preparadas para criar experiências de compra fluidas e atrativas. Um aspecto fundamental desta estratégia é evitar conteúdos publicitários excessivos que possam incomodar o público. As marcas precisam ser inteligentes para entender no que seus seguidores estão interessados e oferecer-lhes algo de valor, em vez de simplesmente bombardeá-los com anúncios e promoções”, garante a publicação.
Só não se esqueça de metrificar todas as suas publicações. Desta forma, será mais fácil estudar o que deu certo e o que deu errado.
Foto: Pexels