Ethan James Green, fotógrafo responsável pelas fotos do calendário Pirelli 2025, “prometeu torná-lo sexy novamente depois que o movimento #MeToo ‘forçou todos a fazer uma pausa’ e a empresa começou a capturar um elenco totalmente vestido”, segundo o The Guardian.
Entre as celebridades que farão parte da edição, que tem o nome de “Refresh and Reveal” (“Atualizar e revelar”, na tradução literal), está John Boyega, um ator britânico musculoso, que aparece agachado em uma praia da Florida Keys.
“Eu acho que você sabe que #MeToo realmente forçou todo mundo a parar, o que é muito bom. E eu acho que muito do que se tornou sexy é como o que começamos a ver nas mídias sociais das pessoas, geralmente por meio de selfies”, comentou Green, segundo a publicação.
Volta do calendário Pirelli quer “começar do começo”
“Começar do começo, mas também descobrir como isso faz sentido hoje”, explicou o fotógrafo, que ainda continuou dizendo que “todos nós viemos para esta vida nus. É meio que a melhor maneira de capturar nosso verdadeiro eu.”
“Então as pessoas têm controle total sobre o que estão colocando lá fora, em mostrar como a pele é capturada, e não fazer nada com que não se sintam confortáveis. E então comigo, meu trabalho sempre foi sobre colaboração com o assunto”, também falou Ethan James Green.
Também faz parte das fotos Padma Lakshmi, que aparece em um fino vestido de tule, expondo o seu corpo. “O retorno à nudez é uma espécie de guinada no freio de mão para a empresa italiana de pneus, depois de ter optado principalmente por modelos vestidos nos últimos anos. A decisão ecoa uma mudança cultural no mundo da moda e da cultura popular, com passarelas e celebridades cada vez mais defendendo a carne exposta”, explica a publicação.
Uma das inspirações do fotógrafo para as fotos do calendário Pirelli 2025 foram, principalmente, as edições anteriores, onde as fotos foram feitas por Herb Ritts em 1994, que teve Kate Moss e Cindy Crawford, brincando nuas em uma praia nas Bahamas. Além disso, ele também falou sobre uma iteração de Richard Avedon, de 1995, com “apresentou Christy Turlington com as mãos amarradas e um espartilho de metal colocado abaixo dos seios expostos”.
“Meus pensamentos iniciais quando fui abordado foram: ‘Se eu vou fazer Pirelli, quero fazer Pirelli.’ Eu queria voltar ao clássico sexy, como o que pensamos quando pensamos em Pirelli”, disse o fotógrafo sobre o calendário Pirelli 2025.
Vale lembrar que, nos últimos anos, a Pirelli reformulou seu calendário em uma tentativa de se distanciar das alegações de representar o olhar masculino. Tudo começou com a famosa fotógrafa Annie Leibovitz sendo convidada para fotografar a edição de 2016, que apresentou fotos de “heroínas” vestidas, como Yoko Ono e Serena Williams”, explicou o The Guardian.
Foto: Unsplash