Publicidade
Café especial cai no gosto dos consumidores catarinenses e garante sucesso de cafeteria especializada
21 de Julho de 2015

Café especial cai no gosto dos consumidores catarinenses e garante sucesso de cafeteria especializada

Publicidade

Depois dos vinhos selecionados e das cervejas artesanais, agora é o café quem cai nas graças dos exigentes apreciadores de bebidas. Uma prova disso é o grande crescimento registrado no Brasil do chamado mercado de cafés gourmets e cafés especiais – quatro vezes acima do setor tradicional. Em Santa Catarina uns dos pioneiros no setor é o Café Cultura, que aposta neste nicho de mercado há 11 anos, quando abriu sua primeira loja na Lagoa da Conceição (hoje são cinco no Estado, três abertas nos últimos oito meses). A marca foi eleita pela revista Veja como a melhor cafeteria de Santa Catarina por cinco anos consecutivos.

Todo o processo de produção – desde o cultivo do grão na fazenda até chegar à xícara – é marcado por um elevado grau de profissionalismo. Os grãos são do tipo arábica – o de melhor qualidade e maior valor de mercado – e cultivados em fazendas selecionadas e certificadas localizadas em Minas Gerais e São Paulo. A excelência no cultivo estende-se à torrefação, que é realizada em Florianópolis no Centro de Pesquisa Café Cultura Lab, pelo mestre de torra. O processo artesanal, personalizado e exclusivo faz com o café agregue uma série de características que o tornam especialmente diferenciado. 

Publicidade

O resultado são quatro tipos de blends exclusivos, cada um deles com características próprias: House Blend (baixa acidez de frutas cítricas, corpo redondo, doçura de calda de cana e retrogosto permanente); Peaberry (maior concentração de aromas e sabores do café, baixa acidez, encorpado, doçura achocolatada e retrogosto de baunilha); Orgânico (acidez equilibrada, corpo acentuado, notas de caramelo e de frutas vermelhas, retrogosto marcante) e Bourbon Amarelo (acidez intensa de limão siciliano, corpo sedoso, doçura de bergamota, final com notas de açúcar mascavo). Na hora de servir o café, são utilizados métodos que preservam e acentuam os aromas, como a prensa francesa e o café passado (coado). 

O Café Cultura oferece ainda o Brew Bar, um espaço onde o consumidor poderá assistir a vários métodos de preparo do café (seis ao todo) em diversos equipamentos diferentes. Tudo comandado e apresentado por um barista profissional. O Brew Bar funciona no Café Cultura Lab da Lagoa da Conceição diariamente e de forma itinerante nas unidades do Continente Shopping (São José) e Primavera Garden Center (Florianópolis). Já para quem quiser se tornar mais profissional no assunto, é promovido um curso de barista. Os clientes que desejarem repetir em casa a deliciosa experiência vivenciada no Brew Bar têm à disposição o coffee shop, loja de produtos exclusivos com cerca de 50 itens, como cafés, moedores, cafeteiras, filtros, copos, canecas, xícaras, mugs, kits, etc.

Das seis lojas do Café Cultura, quatro são próprias e duas franqueada. Quatro unidades ficam em Florianópolis, uma em São José e uma em Balneário Camboriú. E a rede está em pleno processo de expansão, com franquias sendo prospectadas em várias cidades e até fora de SC. A empresa é de propriedade dos sócios Luciana Melo, Sandra Melo e Joshua Stevens.  Saiba mais em cafeculturabrasil.com.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade