Nesta quarta-feira, 26, foi apresentado – pela consultoria Brand Finance – o ranking Brand Finance Global 500 2022, que traz as marcas mais valiosas do mundo.
Em 1º lugar se encontra a Apple, seguido pela Amazon, Google e Microsoft. O valor da Apple é de US$ 355,1 bilhões e o da Amazon, US$ 350,3 bilhões. Em quinto está a rede norte-americana Walmart, que trocou posição com a coreana Samsung, em relação à lista do ano passado. Em sétimo está o Facebook, seguido por ICBC, Huawei (ambas da China) e Verizon (EUA).
O TikTok também recebeu destaque por ter sido a marca que mais cresceu no mundo, com um aumento de 215%. O valor da marca do aplicativo passou de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões neste ano. O TikTok conquistou o 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.
Mídias Sociais
Segundo a empresa, com as restrições da covid-19 ainda em vigor ao longo de 2021, o entretenimento digital, as mídias sociais e os serviços de streaming tiveram um crescimento contínuo. A ascensão do TikTok mostra a evolução do mercado de mídia.
David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, explicou em um comunicado que, “O consumo de mídia aumentou ao longo da pandemia, mas, além disso, a forma como consumimos mudou de modo irreversível. O crescimento meteórico do TikTok é a prova: a marca passou de relativa obscuridade para renome internacional em apenas alguns anos e não dá sinais de desaceleração”.
A Apple manteve seu título após um aumento de 35% em seu valor de marca, o maior já registrado. Seu crescimento pode ser atribuído mais recentemente ao reconhecimento da empresa de que sua força pode ser aplicada a uma gama muito mais ampla de serviços, como Apple Pay e Apple TV.
Na avaliação por países, companhias dos Estados Unidos e da China continuam dominando o Brand Finance Global 500. Mais de dois terços do valor total das marcas no ranking são atribuídos aos dois países, com os EUA respondendo por 49% (US$ 3,9 trilhões) e a China por 19% (US$ 1,6 trilhão).
Na análise por indústrias, a tecnologia é mais uma vez a mais valiosa do ranking, com um valor de marca acumulado perto de US$ 1,3 trilhão. Já o segmento de varejo se consolidou como o segundo mais valioso do ranking. Isso graças ao boom do comércio eletrônico, ultrapassando pela primeira vez a marca de US$ 1 trilhão. O setor farmacêutico, porém, teve um crescimento mais rápido no ranking nos últimos dois anos do que qualquer outro. O número de marcas farmacêuticas na relação dobrou de quatro para oito, com o valor da marca aumentando em 94%, para US$ 54,0 bilhões.
Foto:Unsplash