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ARTIGO | O papel da Assessoria de Imprensa na cultura do cancelamento
05 de Fevereiro de 2021

ARTIGO | O papel da Assessoria de Imprensa na cultura do cancelamento

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Por Natalia Fernandes*

 

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A área de comunicação muda constantemente. Seja devido às novidades tecnológicas, ou pelas transformações sociais e mudanças de comportamento. Essas modificações alteram também a forma como as pessoas se engajam e utilizam as mídias digitais no dia a dia.

Atualmente, surgiu a tão falada ‘cultura do cancelamento’, quando uma pessoa é cancelada significa que ela fez ou disse algo errado, algo que foge do senso comum, ou do socialmente correto.

Essa ‘cultura do cancelamento’ tem se tornado tão evidente nas redes que em 2019, esse foi eleito o termo do ano pelo Dicionário Macquarie, responsável por selecionar as palavras e expressões que mais caracterizam o comportamento humano.

É fato, que no mundo de hoje, as pessoas precisam entender que há comportamentos inaceitáveis na sociedade. Mas também é preciso refletir sobre o fato de que todas as pessoas possuem vivências diferentes e não conseguem enxergar seus erros até ser explicado o real significado de certos termos ou atitudes que até pouco tempo atrás eram consideradas ‘normais’. O problema está quando a forma de reeducar é o linchamento público sem dar ao outro a real chance de aprender sobre a questão.

Ações que possam gerar debates sobre racismo, preconceitos com classes sociais, xenofobia, homofobia, entre outras intolerâncias, de forma inteligente, sempre serão válidas, mas há ainda aqueles cancelamentos que acontecem por conflitos de opiniões e pensamentos, onde nem sempre há um “certo ou errado”.

Mas enfim, a grande questão é: E o que tudo isso tem a ver com a área de comunicação? Ou mais especificamente, com o trabalho do assessor de imprensa?

O fato é que a cultura do cancelamento trouxe mais responsabilidade e transparência para nosso segmento, não só ao que tange artistas e influenciadores, mas também às empresas. É preciso aprender a ouvir as principais conversas da internet e se posicionar de forma rápida e assertiva, mas acima de tudo, é fundamental ser empático e inclusivo.

Nos últimos dias, mesmo quem não acompanha reality show, pôde ver pelas notícias de portais e redes sociais o quanto essa prática pode ser fatal se usada de maneira desproporcional, tanto para o cancelado como para o cancelador.

Com isso em vista, o assessor de imprensa deve estar cada vez mais preparado para a realização de um planejamento eficaz, que contemple fortemente técnicas de media training e gerenciamento de crises. Mais do que reagir ao problema, precisa-se antever as prováveis situações e ter um plano de ação já traçado para dar todo o suporte necessário ao assessorado, com o intuito de reverter a situação.

Em um mundo que se cobra cada vez mais posicionamento (seja de uma marca ou de uma personalidade) sobre debates importantes e atuais, o media training deixou de ser apenas o treinamento para se falar adequadamente sobre seus serviços ou trabalhos. É preciso estar preparado para se falar de tudo, de forma clara e objetiva, sem que se dê margem a duplas interpretações ou ruídos de comunicação, caso contrário, teremos cada vez mais marcas ou pessoas sendo vistos como oportunistas, de acordo com o posicionamento tomado.

E mesmo tendo todo esse cuidado e trabalho prévio, invariavelmente, uma crise pode surgir, e quando o problema já está instalado, a adoção da estratégia errada perante o público pode piorar a situação e tornar a crise ainda maior, quando o objetivo é minimizar ao máximo os danos. É preciso preparo do assessor de imprensa para lidar com a situação.

Além disso, em meio a tantos cancelamentos e o papel da assessoria de imprensa perante esses tipos de situações, vemos também que ‘por incompatibilidade de ideias’ as empresas simplesmente ‘rompem o contrato’ com o assessorado, ao invés de lidar com a crise gerada. Por mais que possa realmente surgir esse conflito em relação às atitudes do cliente, o trabalho deve ser realizado com objetividade e profissionalismo, e após a gestão da crise finalizarem ou não o contrato.  Como uma grande mestra minha disse ao conversarmos sobre o assunto: ‘todos temos direito a um advogado e um assessor de imprensa’.

 

 

*Natalia Fernandes – Fundadora da NF Assessoria de Imprensa & Comunicação. Com experiência de mais de 10 anos na área, possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e MBA em Controladoria e Finanças. Certificações em Marketing de Conteúdo pela Rock Content, e Empreendedorismo e Assessoria de Imprensa pelo SENAC.

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