Quem me conhece ou me acompanha nas redes sociais sabe que, desde criança, eu cresci ouvindo diversos gêneros musicais, mas que o rap, pop, MPB, funk, trap e reggae são os meus estilos favoritos.
Ultimamente, percebi que a indústria musical brasileira cada vez mais vem ganhando notoriedade e espaço na mídia nacional e internacional e, para ficar em posição de destaque, é necessário que, os artistas foquem, não apenas na musicalidade, mas também na conexão com seu público e em estratégias de marketing capazes de prender a atenção das pessoas.
Um artista que se destaca nesses quesitos no Brasil é o rapper Matuê, que lançou ontem, 9/9, seu novo álbum, intitulado “333”, que traz 12 faixas, incluindo uma faixa bônus totalmente em inglês.
O artista, conhecido por sua mistura de trap e reggae, preparou uma ação de marketing bastante criativa para divulgar seu novo álbum, que chamou a atenção tanto dos fãs quanto do público em geral. Ele ficou suspenso por cerca de três horas em uma plataforma no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, em um evento que foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
O álbum foi liberado exatamente às 3h33 da tarde do dia 9/9 e todos os detalhes do lançamento pareciam seguir o tema do “333”. O relógio que estava na estrutura onde Matuê ficou parou exatamente às 3:33:33 da tarde, o que gerou um clima de mistério e curiosidade. Durante a performance, um drone apareceu para entregar um cigarro de maconha ao artista, que acendeu e fumou enquanto os fãs acompanhavam tudo ao vivo.
Além disso, uma curiosidade interessante é que as coordenadas geográficas do Vale do Anhangabaú também incluem o número 333. Será que isso fazia parte da estratégia de marketing ou se foi apenas uma mera coincidência? De qualquer forma, Matuê conseguiu criar uma experiência única ao unir a música com esse lançamento inusitado.
Com “333”, Matuê mostrou que não pensa apenas em lançar novas músicas, mas em proporcionar uma experiência completa para seus fãs. A ação de marketing, que misturou mistério, criatividade e interação ao vivo, deixou claro que o artista se preocupa em inovar e envolver seu público em cada detalhe do processo.
Que tenhamos mais “MATUÊS” se tornando referências na área da cultura, da arte e do marketing!
Uma coisa eu posso afirmar: Matuê is the GOAT!
por Zacarias John Guerra, jornalista, palestrante e membro da equipe do portal Acontecendo Aqui.