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ARTIGO | Gestão de marketing e vendas
28 de Maio de 2024

ARTIGO | Gestão de marketing e vendas

Podemos ter pressa, mas não podemos perder o foco nos resultados

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por Octavio René Lebarbenchon Neto*

 

Durante muitas décadas, os conceitos de marketing e vendas mantiveram certa coerência conceitual, mas sua maneira de agir foi se transformando de uma maneira muito rápida.

A certeza que o marketing é um grande conjunto de estratégias para dar maior visibilidade, credibilidade, institucionalidade e incrementar vendas, todos nós já sabíamos, ou tínhamos consciência. Mas a maneira como fazemos a gestão profissional dessa grande estratégia empresarial é, talvez, a diferença que percebemos quando chegamos na ponta da linha e analisamos nossos resultados de vendas.

Aqui trato os temas marketing e vendas de maneira conjunta, é umbilical a relação que estas atividades têm na vida das organizações. Na minha história profissional, aprendi que apenas as estratégias de marketing ou as ações de vendas não bastam para uma verificação correta dos resultados. É necessário que façamos gestão, que é um conjunto mais amplo e vai mais além do bom, velho e super importante planejamento. Também temos que nos organizar, saber coordenar as ações que executaremos, comandar o nosso time, liderar sonhos e, por fim, mas não menos importante, controlar nossas atividades e nossos resultados.

Tudo pode ser medido, como diria Kaoru Ishikawa. Então, utilize as técnicas e ferramentas de gestão para que os seus resultados em vendas e suas estratégias de marketing possam atingir a maior efetividade possível. Num mundo super conectado, com tudo acontecendo ao mesmo tempo, como o ChatGPT, Inteligência Artificial e robotização, não podemos mais abrir mão da gestão profissional.

Podemos ter pressa, mas não podemos perder o foco nos resultados. E talvez o mais complexo seja ter na alma de todos os colaboradores este conceito.

Por isso, cuidado com a pressa, lutamos pela sustentabilidade dos negócios e sem gestão isso não será possível. Gestão é a solução, e o marketing e vendas ainda mais. Esta máxima faz sentido.

 

    * Octavio René Lebarbenchon Neto – Formado em administração de empresa pela UDESC/ESAG; Pós-graduado em administração financeira e bancária pela Associação Brasileira de Bancos (ASBACE); Mestre em administração pública pelo Instituto Nacional de Administración Pública (INAP) Madrid/ Espanha; Atual membro do Conselho de Administração da ADVB/SC; e autor e coautor dos livros Ferramentas da Administração e Por que os FDPs sobem nas organizações.

 

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