Publicidade
Aluno da Unisul vence Prêmio Santander de Empreendedorismo
03 de Dezembro de 2007

Aluno da Unisul vence Prêmio Santander de Empreendedorismo

Publicidade

03-12-07

Beneficiamento industrial de cascas de ostras e mariscos vence certame

Publicidade

 - O aluno Christian Jung do curso de Engenharia de Produção da Unisul, campus Grande Florianópolis, recebeu na noite do dia 29, em Brasília, o Prêmio Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação, na Categoria Indústria. O projeto de Christian Jung é de beneficiamento industrial de cascas de ostras e mariscos, reutilizando os restos destes produtos.

O projeto foi desenvolvido por Christian e pelo colega Guilherme Tafner, sob a orientação do professor José Marcos Tesch. Em outubro deste ano eles recebem troféu e certificado pela classificação regional no prêmio e além do projeto eles desenvolveram um plano de negócios aos organizadores. O que resultou na premiação nacional.

Os estudantes concorreram com outros projetos das universidades PUCRS, USP e Unicamp. O trabalho de Christian  tem foco no empreendedorismo na área da maricultura. ???O nosso plano envolve todo o estado de Santa Catarina no destino correto do lixo, dos resíduos da casca da ostra e do marisco, algo que possa ser industrializado???, explica.

Atualmente, boa parte desse resíduo é jogada em terrenos baldios, tornando o solo ácido, o que pode provocar problemas em futuras edificações. Se o lixo volta para o mar, também há problemas, porque a casca já foi contaminada por bactérias e afeta o ecossistema.

A produção estadual, hoje, de moluscos em Santa Catarina é de 14,7 mil toneladas/ano (Base  2006, valores brutos).

O prêmio
O Prêmio Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação é realizado pelo Santander Universidades, é promovido e desenvolvido pelo Universia Brasil com o objetivo de estimular atitudes empreendedoras e a pesquisa científica, mostrando novos talentos e que também beneficiem a sociedade brasileira como a execução dos projetos. O Prêmio Santander de Empreendedorismo está na sua terceira edição. Para o Universia não será difícil para os vencedores achar investidores, já que o concurso está ganhando força a cada ano entre o meio acadêmico e o setor produtivo.

O passo seguinte, para Christian, será procurar interessados em investir na idéia. O prêmio em dinheiro que o aluno irá ganhar será usado para dar início ao projeto.

Publicidade
Publicidade