A fundação irlandesa Marie Keating, que promove a conscientização sobre o câncer de mama e a detecção precoce, colocou um nódulo nos seios da estátua mais tocada do mundo. A peça que representa Molly Malone, foi criada em 1988 em comemoração ao milênio de Dublin, em homenagem à famosa personagem da canção tradicional irlandesa ‘Cockles and Mussels’. Segundo o B9, a estátua possui os seios mais tocados do mundo, já que acredita-se que o ato traz sorte a quem os toca.
A ação do Outubro Rosa chamada ‘Take Notice’, criada pela Rothco, implantou um nódulo na lateral do peito da estátua para chamar atenção sobre o câncer e a importância de um diagnóstico precoce. A esperança era de que alguém notasse e ‘diagnosticasse’ a doença. Entretanto, das milhares de pessoas que passaram para tocar os seios os tirar fotos com a estátua, ninguém percebeu.
“O primeiro sintoma do câncer de mama em diversas mulheres é um caroço em seu peito. Uma detecção preventiva pode salvar vidas na mesma medida que facilita o tratamento, mas infelizmente as mulheres não estão prestando atenção o suficiente ao seus peitos”, explicou Kathy Troy, chefe de estratégia da Rothco. “Nós sabíamos que para fazer as pessoas perceberem isso era apenas necessário uma ideia realmente simples. Usar o busto icônico de Molly Malone pareceu o ponto de partida perfeito para deixar evidente o quão fácil é não perceber algo quando você não está procurando por ele”.
O caroço de Molly foi criado pelo especialista irlandês em efeitos visuais Joe Fallover, que já recebeu uma indicação no Emmy no passado pelo documentário “The Farthest”. E a canção tema do filme que apresenta a ação, ‘Cockles and Mussels’, foi interpretada pela cantora Imelda May.
Confira: