Publicidade
A IA generativa para marketing pode ser utilizada de diversas formas
24 de Julho de 2023

A IA generativa para marketing pode ser utilizada de diversas formas

A IA generativa para marketing não veio para entrar no lugar da criatividade dos profissionais do segmento, mas pode ajudar em momentos estratégicos.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

IA |

Depois que, em novembro de 2022, o OpenAI fez o lançamento do ChatGPT, diversas pessoas que trabalham no setor ficaram curiosas pela IA generativa para marketing.

Publicidade

Estas ferramentas têm a possibilidade de utilização para melhorar algumas atividades como, por exemplo, segmentar a divulgação, criar conteúdo ou até mesmo otimizar SEO em uma pesquisa.

Porém, ao utilizá-las é importante fazermos a análise dos riscos, já que o conteúdo criado pela Inteligência Artificial não é original e pode trazer alguns problemas.  Ao mesmo tempo, a IA generativa para marketing pode facilitar quando precisamos elevar a produção e não temos equipe suficiente.

Existem algumas formas de aplicar a IA generativa para marketing

Para os profissionais de marketing que estão interessados nos assuntos, podemos pensar em aplicar a Inteligência artificial de alguns jeitos no dia a dia. Saiba como utilizar estas ferramentas:

1 – Aumento na produção de texto

Os profissionais de marketing precisam a todo momento criar conteúdo. E é aí que as ferramentas de IA como, por exemplo, Google Bard e ChatGPT podem ajudar muito neste processo.

Afinal de contas, elas foram criadas para trazer ainda mais facilidade e, neste caso, podem ser utilizadas para criação de textos longos ou pequenos.

2 – Criação das palavras-chave para um SEO para efetivo

Quem trabalha com marketing sabe que para ter um blog de sucesso, por exemplo, se não for realizado um bom SEO a “audiência” pode não chegar. Para isso acontecer, as palavras-chave atreladas ao conteúdo farão toda a diferença para que o texto tenha maior relevância nos mecanismos de busca.

As ferramentas de Inteligência Artificial podem auxiliar neste momento criando os tópicos relacionados ao tema que será publicado.

3 – Automatização de processos de segmentação

Os profissionais conseguem trabalhar uma campanha de forma segmentada, principalmente, após fazer análises de dados em plataformas existentes na internet. Só que para termos segmentos bem precisos, a quantidade de dados que precisa ser verificado pode fazer com que o prazo de início daquela ação demore muito.

A IA pode facilitar este processo, já que consegue fazer uma análise de vários dados mais rápido do que seres humanos.

4 – Montar pesquisa de marketing

Outra forma de utilizar a IA no dia a dia é para fazer a otimização da criação de pesquisas e, consequentemente, economizando mais tempo dos profissionais do ramo, elevando a produtividade em outras atividades.

As pesquisas geradas podem ser de diversos assuntos que vão desde entender a satisfação do cliente até processo de compra em uma plataforma.

Só é preciso ter muito cuidado quando usamos a IA generativa para marketing, principalmente, para que a qualidade do conteúdo publicado não tenha queda de qualidade.

Foto: Pexels

Publicidade
Publicidade