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5 dicas para montar uma área de Marketing Digital vencedora
28 de Agosto de 2015

5 dicas para montar uma área de Marketing Digital vencedora

Se você está pensando em ampliar sua presença online, o maketing digital deve ser seu grande aliado!

Em um cenário onde mais da metade da população brasileira está online, é fundamental conhecer os caminhos para a aquisição e retenção de clientes na internet. Confira abaixo algumas dicas para estruturar sua área de marketing digital ou, melhor ainda, incorporar estas habilidades ao longo de todo seu negócio.

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1) Conheça seu cliente

Apesar do clichê, é muito importante que o empreendedor tenha clareza sobre o seu mercado e público-alvo antes de colocar a “máquina de vendas” para funcionar. Dependendo desta definição, determinadas competências do arsenal de marketing digital podem ser mais ou menos relevantes para a operação.

Por exemplo, enquanto que para certas categorias o marketing em mecanismos de busca (SEM) é peça fundamental, para outras o marketing de conteúdo (content marketing) pode se mostrar mais valioso. Isso pode ocorrer em situações onde o produto/serviço, por ser inovador ou por atender a um nicho específico, ainda não possui volume de buscas.

Portanto, conhecer bem as particularidades do negócio é muito útil na definição do melhor mix de marketing e competências nas quais você deve virar um expert.

2) Defina objetivos claros

Construção de marca, geração de leads, vendas… Definir objetivos claros para o negócio é mais um passo fundamental na estruturação da área. Eles não só afetarão o desenho do time de marketing, como toda a operação ao seu redor.

Portanto, quanto maior a integração com as demais áreas da companhia, melhores serão os resultados. Por exemplo, uma operação com o objetivo de geração de leads só funcionará bem se estiver devidamente integrada à força de vendas. Da mesma forma que um e-commerce só sairá do papel se estiver conectado com estoque, logística, financeiro etc.

Definidos os objetivos, é muito importante criar os KPI’s (key performance indicators) e torná-los visíveis para toda a operação. Estes indicadores ajudarão a acompanhar o desempenho dos processos e colaborar para o atingimento dos objetivos do negócio. Alguns exemplos de KPI’s: ROI, Custo por lead, Receita por lead, Participação do digital em vendas, entre outros.

3) Monte um time campeão

Quando se trata da montagem do time, a primeira pergunta que surge é: “Terceirizar ou fazer dentro de casa?”.

Escolher uma agência/consultoria pode ser uma ótima alternativa para o empreendedor. Além de encurtar a curva de aprendizado, você sempre poderá contar com especialistas, que o apoiarão na estratégia, execução e entendimento da “sopa de letrinhas” do marketing digital. Ademais, existem hoje inúmeras empresas especializadas nos mais diversos segmentos e portes de negócios.

No entanto, independentemente da escolha de uma agência, é fortemente recomendável que se crie esta inteligência dentro de casa.

TER UMA EQUIPE QUE PENSA E AGE DIGITALMENTE SEM DÚVIDA DARÁ MUITO MAIS AGILIDADE E QUALIDADE NA SUA OPERAÇÃO.

Dito isso, surge a segunda pergunta: “Qual o perfil do profissional de marketing digital?”As diversas especialidades (mecanismos de busca, redes sociais, conteúdo, mobile etc) certamente exigem perfis e competências diversas, mas determinadas características são sempre bem-vindas, tais como:

  • Energia: a cultura de testes é muito presente, então “botar pra fazer” se mostra fundamental;
  • Habilidade com números: em um ambiente de trabalho onde tudo é mensurável, é muito importante a tomada de decisão baseada em dados;
  • Trabalho em equipe: as novas metodologias de gestão de projetos pregam o fim da “departamentalização”, portanto é preciso saber trabalhar em grupos multidisciplinares

4) Use e abuse da tecnologia

Em tecnologia, trabalhos repetitivos são normalmente automatizados. Atualmente, existem inúmeras ferramentas de automatização (marketing automation) que resolvem com maestria atividades tão diversas e complexas como criação de campanhas, monitoramento de redes sociais, gerenciamento de bids nos mecanismos de busca e até criação dinâmica de anúncios. Tudo isso com escala e altíssima assertividade.

Um viva aos robôs! Mas de nada seriam eles sem ótimos pilotos. Portanto, é fundamental que seu time tenha facilidade com os aspectos técnicos do processo. Se não puder contar com programadores no time (muito recomendável), é desejável que todos ao menos compreendam tecnologia e criem uma forte parceria com a área de TI. Cada vez mais o marketing digital se torna “marketing de engenheiros”.

5) Crie uma learning organization

Imagine que, há 3 anos, mobile marketing era uma tendência. Hoje, muitas empresas no Brasil já têm a maioria dos seus acessos vindos por dispositivos móveis.

TUDO MUDA MUITO RÁPIDO, E A ÚNICA FORMA DE ACOMPANHAR E SE APROVEITAR DESTAS MUDANÇAS É CRIANDO UMA LEARNING ORGANIZATION, OU UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE, EM TRADUÇÃO LITERAL.

Uma learning organization é essencialmente uma organização que valoriza a cultura de testes. Ao lançar versões simplificadas de seus produtos (os MVP’s – minimum viable products), recebe feedbacks de clientes mais rapidamente e consequentemente consegue dar respostas ao mercado com muito mais agilidade.

Espero que as dicas tenham sido válidas e que ajudem a turbinar as vendas do seu negócio!

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