Publicidade
Tecnologia e inovação transformam setor de construção civil
15 de Abril de 2024

Tecnologia e inovação transformam setor de construção civil

FG Empreendimentos busca parceiros e projetos com foco na inovação visando aceleração e crescimento do mercado.

Publicidade

Responsável por 6,2% do PIB do país, o mercado de construção civil representa 34% do total da indústria brasileira, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e é um dos que mais emprega no país.

A inovação vem acelerando esse crescimento, formando mão de obra e otimizando resultados. Neste sentido, a FG Empreendimentos lança nova plataforma que visa conectar projetos e o mercado da construção civil.

Publicidade

“A construção civil é responsável por movimentar mais de 70 setores da economia e, neste sentido, visando ampliar mercado e potencializar o segmento, criamos uma página para ampliar as redes de relacionamento e agilizar o processo de inovação, possibilitando para empresas, universidades e profissionais autônomos um caminho para inserção de seus projetos no mercado”, explica a engenheira Camila Gosenheimer, coordenadora do departamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) da FG Empreendimentos.

A página  foi criada para facilitar o acesso ao departamento técnico e centralizar em um único meio as demandas. “Recebemos muitas demandas, tanto de soluções quanto de situações que poderiam otimizar o segmento. Com este novo canal também podemos otimizar o hiperlink com parceiros do exterior”, explica a engenheira.  E mais, mesmo sem grandes ações, a página vem tendo um alto volume de acesso, bem como recebendo projetos. “Acreditamos que com uma maior divulgação e aproximação com os players será ainda mais benéfico e positivo para toda a cadeia produtiva”, justifica. Vale destacar que nos últimos anos, a FG em conjunto com parceiros apresentou diversos produtos e que ganharam longa escala, como por exemplo, a primeira porta corta-fogo voltada para o mercado de luxo, e o sistema pioneiro de paredes em drywall, baseada na sustentabilidade, permite ao futuro comprador maior desempenho acústico e térmico, além de otimizar o processo construtivo, de reduzir a geração de resíduos e permitir e facilitar as mudanças na planta do apartamento pelo cliente. O sistema já é uma realidade nos empreendimentos mais recentes, como no maior residencial da América Latina, o One Tower. “Essa mudança foi um símbolo importante de inovação, reduzindo o tempo de obra, aumentando a precisão do trabalho e contribuindo com o meio ambiente”, destaca Camila Gosenheimer.

O diretor de engenharia da FG Empreendimentos, André Bigarella, destaca que a inovação é a implementação de um processo, produto, serviço e método de negócio que seja reconhecido pelos stakeholders como novo ou significativamente melhorado e que gere resultado. “Temos uma equipe dedicada exclusivamente no PDI para desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, que passam por rigorosa análise normativa e de mercado, com o desenvolvimento de protótipos e testes práticos, assegurando qualidade e funcionalidade aos sistemas. Sempre visando redução de custo de manutenção para nossos condomínios. Com essa nova interface, pretendemos ter ainda mais celeridade, ampliar as alternativas e possibilitar o desenvolvimento e crescimento de toda a cadeia produtiva”, finaliza André Bigarella.

Crédito: Lucas Ramos Mendes

Publicidade
Publicidade