Publicidade
StartupWeekend Florianópolis na visão dos mentores e apoiadores
28 de Março de 2014

StartupWeekend Florianópolis na visão dos mentores e apoiadores

Publicidade

Para quem auxiliou os empreendedores a pensar novos negócios, evento reforça vocação inovadora da Capital

startup-weekend-florianopolis1 Cidade que abriga um importante polo de inovação e TI no país, com cerca de 600 empresas que geram um faturamento médio anual em torno de R$ 1 bilhão, Florianópolis vem se consolidando nas últimas décadas como um destino para empreendedores e investidores que buscam novos negócios e oportunidades. Pesquisa recente divulgada pelo IBGE e Endeavor Brasil aponta que a capital catarinense conta com 22,1% de sua força de trabalho (o equivalente a 19,3 mil pessoas) empregada em empresas de alto crescimento. Estas empresas (grande parte do setor de TI), são responsáveis por 57,3% dos novos empregos gerados no município entre 2008 e 2011, mesmo representando apenas 7,2% do total de empresas da Capital.

Publicidade

É este cenário que motiva tanto jovens a profissionais mais experientes a se aventurar em novas ideias e negócios, como mostrou o Startup Weekend Florianópolis realizado entre os dias 21 e 23 de março. “Fiquei muito impressionando com o nível dos participantes. A maioria já conhecia os processos e ferramentas para modelagem de negócios. Como Floripa está na vanguarda da inovação tecnológica no país eu acredito que muitos deles já tiveram contato ou se envolveram diretamente na concepção, validação e estruturação de outras ideias”, afirma Radamés Martini, diretor da SocialBase, empresa com sede em Florianópolis e que desenvolve redes sociais com foco corporativo, que atuou como mentor no Startup Weekend catarinense. Com experiência na via crucis de criar um modelo de negócios inovador, buscar investidores e desenvolver um produto para o mercado, Martini ressaltou que grande parte dos projetos esteve focada no mercado de software e aplicativos voltados para o consumidor.

“Era visível o engajamento dos envolvidos nos projetos e as ideias, mesmo que ainda superficiais, tinham potencial para um dia tornarem-se grandes empresas”, reforça Leandro Baptista, diretor de Operações da Axado, empresa que desenvolve soluções para gestão de fretes no e-commerce e que também foi mentor no Startup Weekend de Florianópolis. “O evento dá continuidade a um trabalho de muitos anos para que a cidade se torne um polo de referência em desenvolvimento de TI”, comenta.

O empresário Diego Brites Ramos, diretor geral da Teltec Solutions, empresa de Florianópolis que há 20 anos atua na integração de serviços de TI, preferiu investir no evento como forma de incentivar novos empreendedores na cidade. “Sabemos das dificuldades que esses empreendedores iniciantes experimentam para que suas empresas cresçam de forma sustentada. Por isso apoiamos eventos como esse e e os esforços que promovem a criação de emprego, criatividade e crescimento regional”, reforça. Ele cita também a importância de se formar uma comunidade de empreendedores cada vez mais voltados para a inovação e tecnologia, “criando empregos em uma indústria considerada limpa e de valor agregado, formada por profissionais com excelente formação e remuneração acima da média do mercado”, conclui Ramos.

Publicidade