Publicidade
Empresas apostam em robôs de marketing para atrair clientes e melhorar vendas
19 de Julho de 2016

Empresas apostam em robôs de marketing para atrair clientes e melhorar vendas

Publicidade

Os robôs, ou “bots”, são em sua definição mais ampla softwares que realizam atividades repetitivas de maneira automatizada na internet. A nova geração de “bots”, no entanto, são softwares que agem como usuários através de inteligência artificial.

Durante a conferência F8, em abril deste ano, o Facebook anunciou o lançamento de uma plataforma de compra e construção de códigos para robôs para seu aplicativo de chat, o Messenger. Os “chatbots” irão permitir que usuários completem tarefas como organizar reuniões e pedir produtos através de textos curtos.

Publicidade

Tais robôs já estão sendo utilizados de diferentes formas e segmentos. Em e-commerce, por exemplo, os “bots” podem atuar como “vendedores humanos” dentro de uma loja, oferecendo produtos e fechando a compra para os clientes. Além dos robôs de vendas, também existem robôs de rastreamento, responsáveis por estudar os hábitos de visitantes de determinados websites.

Mercado brasileiro

O Brasil está começando a explorar o nicho de inteligência artificial para marketing digital. Raphael Lacerda e Rodrigo Schvabe são diretores da Mercado Binário, empresa de marketing digital pioneira em automação, sediada em Curitiba-PR. Para eles, as empresas brasileiras usam menos de 10% das tecnologias de automação de marketing disponíveis no mercado, “por falta de conhecimento ou metodologias de aplicação”, segundo Raphael.

Na área do marketing digital, automatizar é uma maneira de diminuir custos que também proporciona alto retorno. O caminho, no entanto, não é automatizar tudo. É necessário que seja realizado um estudo dentro de uma organização para decidir que áreas automatizar. Segundo Rodrigo Schvabe, “automatizar é importante, porém a resposta humanizada é insubstituível”.

A empresa desenvolveu um robô próprio, chamado ElevaWeb que já está na versão 2.0 e automatiza parte das ações de marketing digital. A ideia é comercializar o produto para que qualquer empresa possa usar o painel em seu site, automatizando seu marketing, sem criação de novas páginas ou complicadas configurações. Com as tecnologias atuais o robô ElevaWeb já gera fluxo, replica e publicar conteúdo nas redes e faz automação de e-mail marketing, sms e funil de vendas de forma automática. Para o futuro, a tendência é um aumento na gama de ações disponíveis.

Serviço: Workshop em Curitiba | Inbound Marketing de Escala 
11º DigiTimes está aí!

Publicidade
Publicidade