Para comemorar os 30 anos do Criança Esperança a Rede Globo lançou um novo logo do projeto. O problema, segundo o Notícias da TV, é que a identidade é muito similar à marca de um museu norte-americano, levando a uma discussão na internet se o logo não é plágio.
As letras e as cores utilizadas para compor o logo do projeto da Globo são muito parecidas com as do Children’s Museum of New Hampshire, um museu de Dover, nos Estados Unidos. Pequenos detalhes diferenciam os logos, como o contraste das cores e o uso de uma criança no lugar do “A”.
De acordo com o site, a Globo teria se apropriado da mesma ideia da marca do museu, lançada no início do ano, que se inspira na fonte tipográfica Multicolore e em brinquedos que as peças se conectam por parafusos.
Em nota, a emissora defendeu: “A logomarca do Criança Esperança é uma criação original, feita a partir de uma evolução da tipologia da marca anterior e o uso da paleta de cores da marca Globo. A interseção das cores na tipografia faz referência ao conceito de ativação da campanha, em que diferentes cores e formas, quando unidas, ativam a solidariedade e a esperança”.