10 ideias
Para contribuir com um desenvolvimento sustentável da capital catarinense – que passou de 421 mil para 574 mil habitantes na última década – o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) está apoiando o Cocreation Lab Arquitetos, realizado a partir de uma parceria entre a FIESC, a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana da Prefeitura Municipal de Florianópolis e o SEBRAE/SC.
O programa é inédito, e vai selecionar 10 ideias com potencial para se transformar em negócio. A participação é 100% gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 31/7.
Capacidade empreendedora
Durante cinco meses, equipes lideradas por arquitetos, com até cinco integrantes, vão validar as suas ideias de negócio e potencializar a sua capacidade empreendedora, culminando numa empresa estruturada, mais competitiva e com maiores chances de sucesso.
Oferecido com a metodologia TXM Business, o programa será em formato híbrido, com aulas, mentorias e workshops conduzidos numa plataforma exclusiva. Os encontros presenciais são no bairro Campeche, em Florianópolis. Nesta edição, temas como a Habitação de Interesse Social e o Plano Diretor de Florianópolis terão prioridade na seleção, lembrando que o arquiteto responsável pela equipe deverá ter registro ativo no CAU/SC.
CEO da TXM Methods, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez destaca o sucesso da formação similar, em Brasília. “Acabamos de concluir uma parceria com o CAU/DF, onde tivemos excelentes resultados. Encerramos o processo com 14 propostas, o que sinaliza que quase não houve desistências e que os projetos já chegaram com muita capacidade de prosperar no mercado. Esperamos que o mesmo aconteça em Santa Catarina”.
Para Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/SC, “o domínio da área técnica e a sensibilidade na área humana dão aos arquitetos e urbanistas um atributo único, de conceber cidades que respeitam as pessoas. Como pivôs do progresso na dimensão urbana, antes de executar a construção de uma obra nossa rotina é questionar, pensar, projetar, e o Cocreation Lab vai ser um efetivo laboratório para testar soluções inovadoras”, resume, certa de que o programa é uma oportunidade única para os profissionais da área.
Michel Mittmann, Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, reitera a importância dos arquitetos no desenho das cidades. “Nosso esforço é pra que sejam mais inclusivas, pois elas são o local do encontro, da ideia, do debate e da interação social. O amadurecimento do modelo, para uma cidade mais justa e eficiente, passa pelo fortalecimento das políticas de habitação social. Neste contexto, o olhar questionador, propositivo e inovador dos arquitetos é peça fundamental”.
O início das aulas está previsto para 15 de agosto e além das atividades coletivas as equipes terão mentores dedicados, auxiliando no desenvolvimento dos projetos.