Na última quinta-feira, 4/5, foram reconhecidas algumas ideias inovadoras durante o Prêmio AEMFLO Inovação 2023.
11 empresas foram premiadas nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia e Construção Civil. Elas foram selecionadas entre 27 empresas finalistas que inscreveram suas ideias inovadoras, foram analisadas por uma comissão julgadora e participaram da votação on line.
Segundo o presidente da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, a inovação é algo que gerou um resultado diferente para o seu negócio. “É a forma que fez sair de um ponto de conforto e trouxe algo novo, que gerou mudança e consequentemente a espera do sucesso. Este é o conceito de inovação que queremos. Queremos espalhar as boas ideias, inspirar empreendedores e gerar movimento. Todas essas empresas que estão aqui já são vencedoras por promoverem a inovação”, destaca.
Segundo Rafael Reitz, presidente da Comissão Organizadora e diretor da Indústria da AEMFLO, o Prêmio AEMFLO nasceu por conta de três premissas: aproximar os associados das entidades, alcançar todos os tipos e tamanhos de empresas, e ser um Prêmio sério, com credibilidade e com muita qualidade. “Eu não tenho dúvidas que todas as empresas passam por processos de inovação, basta parar e olhar de fora, para reconhecer onde mudanças foram promovidas”. Ele ainda destacou a grande riqueza dos cases é o grande legado deste prêmio.
João Moacir Will, presidente do Conselho Deliberativo da AEMFLO e CDL de São José, destacou que Santa Catarina dá certo porque é feita de pessoas exemplos de luta ao falar dos empreendedores que se dedicam pelo crescimento econômico do estado. “Parabéns a cada um de vocês que participou deste prêmio”.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, explicou que a conexão entre o empreendedorismo e a inovação traz resultados incríveis para o desenvolvimento. “Inovação é tão importante porque faz parte da melhoria do ambiente de negócios para gerar riqueza, por outro lado tem a ver com a melhoria da gestão das empresas”. O Sebrae/SC ajudou 134 mil empresas em 2022 a melhorarem sua gestão e mais de 65 mil delas com ações de inovação. “Foram investidos mais de 35 milhões de reais diretamente para promover a inovação nas empresas”.
Palestra Internacional
O evento contou com a palestra do professor Clóvis de Barros Filho sobre o tema inovação. Clóvis destacou como colocar a inovação em prática. O professor é conhecido por sua didática bem-humorada e sua capacidade em simplificar conceitos complexos da filosofia.
Núcleos Empresariais
Dentro do Prêmio AEMFLO Inovação, foi criada a categoria Núcleos Empresariais 2023, que visa reconhecer, valorizar e premiar o núcleo que teve o projeto ou ação de maior destaque no ano de 2022. Segundo o superintendente executivo da AEMFLO e CDL-SJ, Gilson Zimmermann, o objetivo é estimular a busca constante por melhores práticas dentro dos núcleos empresariais, desenvolvimento do associativismo e aprimoramento dos participantes.
O núcleo que foi reconhecido como destaque foi a AEMFLO Jovem. A AECIA – Associação Empresarial Catarinense dos Instaladores de Aquecedores e a AEMFLO ficaram entre os três finalistas.
Fotos:Germano Rorato