Publicidade
Parque de Pomerode lança app inclusivo no Dia de Luta dos PCDs
21 de Setembro de 2023

Parque de Pomerode lança app inclusivo no Dia de Luta dos PCDs

O Vila Encantada também promoverá formações especiais para a equipe interna

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Um guia digital para que crianças e adultos com deficiência aproveitem ao máximo a diversão de uma aventura jurássica é a novidade que o Parque Vila Encantada, de Pomerode, lança nesta quinta-feira (21/9), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Na plataforma, o visitante encontra informações em Libras, audiodescrição de imagens, contrastes de cores seguindo os princípios do desenho universal e recursos para ampliar a compreensão dos espaços de lazer. A iniciativa é inédita em Santa Catarina.

Publicidade

Para concretizar a inovação, o “Parque dos Dinossauros” de Pomerode venceu um concurso cultural promovido pela Fubá, empresa especializada em Educação Ambiental. O concurso premiou o espaço de lazer com o desenvolvimento do aplicativo Bora, que agora começa a ser usado pelos visitantes.

O Bora foi projetado para proporcionar uma experiência educativa acessível e interativa. Como um guia virtual, ele amplia as possibilidades de imersão na aventura jurássica da Vila Encantada em pleno século XXI. Os visitantes podem percorrer um roteiro virtual de casa, via internet, ou diretamente no parque, aproveitando a geolocalização.

Ao percorrer cada ponto indicado no mapa do aplicativo, o usuário coleta figurinhas (num total de 18). Cada figurinha contém informações sobre os dinossauros, atrações, localização da loja, banheiros e até o misterioso laboratório encantado com o Bersauro.

O pequeno Matheus Henrique Markewicz, de cinco anos, foi o primeiro a testar a novidade. Ele é deficiente auditivo e gostou da experiência de brincar usando a Língua Brasileira de Sinais. “É fácil! Bem legal o aplicativo, eu fiquei admirado. Fiquei pensando… vendo em Libras tudo, os caminhos… Em cada lugar eu encontrava e conseguia a figurinha. Foi muito legal, eu amei! Gostei dos dinossauros todos!”.

“Os dinossauros são ótimas ferramentas para trabalharmos conteúdos científicos com as crianças. Ter esse conteúdo de maneira mais acessível, ao alcance de todos, é extremamente gratificante”, comemora Cezar Santos, biólogo e especialista em Ludicidade que atua na Vila Encantada.

O aplicativo ainda permite acesso prévio à visita, por meio da aba “Prepare-se”, onde há informações sobre ingressos, horários de funcionamento, duração média do passeio, distâncias e tempos de viagem das cidades vizinhas, além de várias outras dicas para a visita.

“Somos pioneiros na inovação de levar o conteúdo online, com o objetivo de atingir mais pessoas e facilitar a experiência de nossos visitantes, tornando-a mais acessível” analisa Marcello Braga Machado, assessor de marketing da Vila Encantada.

Durante a semana alusiva à pessoa com deficiência, o Parque Vila Encantada promoverá formações especiais para a equipe interna. Um dos tópicos dará foco ao autismo. O objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e sensível às necessidades de todas as pessoas que visitam o parque.

Publicidade
Publicidade