Seria o product placement do ano?
por Ivo Pires
18/10/2010 – No resgate dos mineradores chilenos, a Oakley resolveu doar alguns óculos da sua linha, com um preço médio de US$ 180 cada, foram doados um total de 35 óculos.
A marca fez um investimento de US$ 6.300 e obteve uma exposição publicitária equivalente a US$ 41 milhões. No mundo todo, foram inúmeros closes nos rostos dos mineradores, reprises do episódio, imagens e vídeos em sites e uma grande cobertura ao vivo CNN.com, além de mídias impressas, blogs, etc.
Seria o product placement do ano?
Com informações da EXAME:
NASA, Apple e Oakley se envolveram fortemente com o resgate, sendo que a última chegou a divulgar um release (texto institucional) sobre o produto disponibilizado para ajudar no ???acontecimento???. A marca concedeu óculos do modelo Radar a cada um dos mineiros para que eles não tivessem problemas de sensibilidade ao chegar à superfície. ???A Oakley está honrada em ter dado assistência às autoridades chilenas na operação de resgate???, afirma Carlos Reyes, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Já a NASA forneceu um alimento com alto teor calórico líquido para evitar que os mineiros tivessem problemas por todo o tempo que passaram presos. A Apple, por sua vez, doou iPods para entretê-los depois que saíssem do buraco.
Mas uma infinidade de outros produtos será doada às famílias dos trabalhadores, que englobam alimentos, vestuário, lingeries sensuais, vinho, brinquedos e até mesmo roupas infantis de Halloween.