Publicidade
Novo aplicativo cria stylist de moda através de IA
27 de Fevereiro de 2024

Novo aplicativo cria stylist de moda através de IA

Zelia é um aplicativo que cria um stylist de moda com inteligência artificial

Publicidade

Em uma era dominada pela tecnologia, em especial a IA, a indústria da moda tem se transformado rapidamente, com marcas e consumidores buscando soluções inovadoras para personalizar a experiência de compra.

Dessa maneira, Zelia, um aplicativo que cria um stylist de moda com inteligência artificial, anuncia uma captação de R$1.2 milhão para expandir suas operações. De acordo com a CEO, Laura Mattos, o Zelia representa uma revolução no modo como interagimos com nossas roupas e marcas favoritas. “Vivemos em uma época em que os consumidores são mais exigentes e esperam personalização em tudo que interagem”, afirma ela.

Publicidade

O algoritmo do Zelia é capaz de entender o gosto de cada usuário de maneira íntima, oferecendo recomendações de looks que parecem ter sido tiradas diretamente da mente do usuário. “É a primeira inteligência artificial do mundo que oferece um serviço de personalização tão profundo na moda”, afirma Laura.

O aplicativo também permite a integração com o armário do usuário. Ou seja, o  aplicativo pode sugerir combinações com peças que o usuário já possui, otimizando o uso do guarda-roupa e incentivando um consumo mais sustentável. “Mas nada de precisar tirar fotos de cada uma das peças do seu armário, viu?” enfatiza Mattos, e completa: “Percebemos que esse era um ponto de fricção enorme para os usuários, então agora a gente permite com que as pessoas montem o guarda-roupa através de IA, com base nas fotos das suas redes sociais ou do rolo da câmera”.

O valor recebido será utilizado para ampliar a equipe de desenvolvimento, aprimorar a tecnologia de inteligência artificial e expandir a presença do Zelia no mercado nacional e internacional. Com isso, o aplicativo visa alcançar um público ainda maior, oferecendo uma experiência de moda personalizada e acessível a todos.

Laura afirma: “Estamos criando uma ponte entre nossos usuários e marcas com propósito, que cresceram com a sustentabilidade em seu núcleo”, ao explicar que além de sua capacidade de personalização, o Zelia também se conecta com marcas que valorizam a qualidade e focam em processos sustentáveis. Essa abordagem permite que o Zelia ajude as marcas a direcionar promoções exclusivas para clientes que têm o match perfeito com seu catálogo. “A gente atua como um fashion matchmaker conectando o consumidor final com um produto que ele vai AMAR, enquanto ajudamos as marcas a liquidarem o seu estoque de forma mais sofisticada e eficiente”, afirma.

A indústria da moda está em constante evolução, com o mercado global de moda estimado em US$1,5 trilhão em 2020, segundo a McKinsey & Company. Dentro desse cenário, as marcas têm apostado cada vez mais no uso da inteligência artificial para engajar clientes e otimizar processos. O Zelia se insere nesse contexto como uma ferramenta que atende às demandas de marcas que buscam maior personalização no engajamento com clientes e já conta com 14 marcas em seu projeto piloto. Em um dos cases de sucesso, o Zelia conseguiu aumentar o tráfego no e-commerce de uma das marcas em 350%, e as vendas em 50% ao comparar com vendas no mesmo período. “Além de ajudar as marcas a ganharem visibilidade e vender mais, o tipo de insights gerados pelo app nos ajuda a refinar nossos algoritmos preditivos de demanda, o que tem um valor imenso para a indústria da moda”, diz Mattos.

Em uma jogada estratégica, o Zelia está em processo de adquirir a patente de um dos seus algoritmos nos Estados Unidos, já que desenvolveram seus algoritmos e bases de dados internamente. Além disso, Laura adianta uma funcionalidade que será lançada nas próximas semanas e que promete ser um divisor de águas: “Em breve, você conseguirá conversar com a Zelia e pedir um look para uma ocasião específica, como um casamento à tarde em uma fazenda, por exemplo – esse é o nível de personalização que conseguimos alcançar com o nosso modelo”.

Com uma base de mais de 49 mil usuários e uma newsletter de sucesso, o Zelia se posiciona como uma comunidade crescente de entusiastas da moda que buscam inovação, personalização e sustentabilidade. “O Zelia não é apenas um aplicativo, é uma revolução na forma como pensamos e vivemos a moda”, conclui Laura, reforçando o compromisso do Zelia em democratizar a moda e torná-la acessível a todos, de forma inteligente, sustentável e consciente.

Publicidade
Publicidade