O Facebook e o Instagram estão dando a oportunidade de seus usuários que acessam as plataformas da Meta na Europa pagarem para não serem impactados com publicidade.
Isso mesmo! Os interessados poderão pagar € 9,99 (aproximadamente R$53 na conversão direta de uma média atual), na versão web, por mês para não ver nenhum anúncio enquanto navegam nas redes sociais da empresa. Os usuários de Android e iOS terão que desembolsar € 12,99 (aproximadamente R$69 na conversão direta de uma média atual).
O valor da versão mobile é mais caro porque a Meta precisa repassar o dinheiro para a loja de aplicativos, de acordo com informações do site Euro News.
De acordo com a Meta, a opção paga “equilibra os requisitos dos reguladores europeus, ao mesmo tempo que dá escolha aos utilizadores e permite que a Meta continue a servir todas as pessoas”.
Vale lembrar que, se você optar por ver anúncios, poderá acessar normalmente as plataformas. “Acreditamos numa internet suportada por anúncios, que dá às pessoas acesso a produtos e serviços personalizados, independentemente da sua situação econômica”, disse a Meta em um comunicado à imprensa.
Importante pontuar que, neste primeiro momento, a regra é válida apenas para os países que fazem parte da União Europeia, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. Então, neste caso, o Reino Unido não terá a opção de pagamento mensal.
A assinatura do Meta na Europa será apenas para maiores de 18 anos
O comunicado oficial da empresa, que divulga as novidades da Meta na Europa, reforçou que a opção da “assinatura sem anúncios estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais, e continuamos a explorar como fornecer aos adolescentes uma experiência publicitária útil e responsável, dado este cenário regulatório em evolução”.
Sobre os mais jovens, a empresa disse que está avaliando uma forma de “fornecer aos adolescentes uma experiência publicitária útil e responsável”, devido às regras europeias quando o assunto é privacidade para esta faixa etária.
Falando da situação econômica, a empresa acredita que esta decisão “permite que as pequenas empresas alcancem potenciais clientes, expandam os seus negócios e criem novos mercados, impulsionando o crescimento da economia europeia. Mas respeitamos o espírito e o propósito destas regulamentações europeias em evolução e estamos empenhados em cumpri-las.”
Esta iniciativa da Meta na Europa de oferecer aos usuários a oportunidade de se tornarem assinantes para não verem anúncios, está acontecendo em diversas plataformas. O TikTok também anunciou este mês um plano de US$ 4,99 (por volta de R$ 25 na conversão direta de uma média atual).
E você? Pagaria mensalmente para não assistir aos anúncios publicados nas redes sociais? Deixe a sua opinião nos comentários.
Foto: Pexels
