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Marca catarinense defende a informalidade com vinho em lata
11 de Agosto de 2023

Marca catarinense defende a informalidade com vinho em lata

A criadora da marca é Andreia Micheluzzi, chef de cozinha, sommelière de vinhos pela Associação Brasileira de Sommeliers

Ampliando o conceito do consumo do vinho, a People Wines, marca catarinense criada em 2021, chega ao mercado já com uma provocação: os vinhos tinto, rosé, branco e prosecco estão disponíveis em latas.

Já são 200 pontos de venda físicos em estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A criadora da marca é Andreia Micheluzzi, chef de cozinha, sommelière de vinhos pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e formada internacionalmente na área pela Wine & Spirit Education Trust (WSET), escola inglesa que aborda sobre o universo dos vinhos.

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Foi desta formação, em Londres, que ela trouxe a ideia da People Wines. “Ao me deparar com vinhos em lata por lá, me peguei com várias dúvidas sobre o produto. Conforme fui fazendo a análise destes produtos, me dei conta de que não só há um paradigma a ser quebrado – o fato de estarem na lata não prejudica a qualidade do vinho – como este produto tem tudo a ver com o mercado brasileiro, que é muito ambientado com o consumo de latas em cervejas, refrigerantes e energéticos, por exemplo”, diz.

A partir do conceito de vinhos na lata, Andreia desenvolveu todo o posicionamento da marca, que defende a descomplicação do consumo de vinhos em vários sentidos. “O público mais jovem tem dificuldade em se conectar com o vinho por conta da postura muito técnica e formal que a bebida assumiu. Nosso objetivo é contribuir para mudar isso: a People Wines tem uma postura mais acessível e divertida. É possível consumir em qualquer lugar, com qualquer taça ou mesmo na própria lata”, reforça a sommelière. Isso é reforçado também na identidade visual, que brinca com um personagem central de terno, sofrendo interferências de colagens e grafite.

Pequenas doses e uso em coquetéis também motivam consumo

Segundo Andreia, também motiva o foco em latas o consumo de pequenas doses. “As tendências apontam para o aumento de pessoas que moram sozinhas e para quem, portanto, uma garrafa pode ser um volume muito grande para um consumo imediato. Para elas, uma lata é uma dose que possibilita não abrir mão do prazer, sem o risco de desperdício”, comenta.

O mesmo acontece com os coquetéis, em alta no mercado nacional. “Há drinks clássicos que levam, por exemplo, uma dose de prosecco. Manter uma garrafa à disposição com esse objetivo pode fazer com que a qualidade se perca. Também neste sentido a lata de 269ml é um produto muito compatível”, finaliza.

Conectar os jovens e ambientes informais ao vinho é objetivo da People Wines (Créditos: Divulgação)

Quatro vinhos estão disponíveis em latas da People Wines (Créditos: Divulgação)

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