De acordo com o Sebrae, o Brasil conta com mais de 36 mil agências de comunicação operando no país.
Visando entender o nível de digitalização deste mercado e quais serão os principais desafios para o futuro das agências, o Google desenvolveu um estudo de mercado, em parceria com a Forrester, apresentado nesta segunda–feira (7/8), na 1ª edição do Google Conecta Agências, um programa de imersão voltado para profissionais e lideranças do setor.
A pesquisa, que entrevistou mais de 2 mil lideranças de marketing por meio de questionários on-line, teve como objetivo olhar para o futuro do negócio das agências através do mapeamento das expectativas dos anunciantes. Um dos principais achados do estudo aponta que, nos próximos 24 meses, 75% dos profissionais de marketing vão precisar do suporte das agências para criar estratégias criativas e de marca para responder às novas demandas dos consumidores.
Além disso, a pesquisa ainda demonstra que as marcas no Brasil estão muito menos satisfeitas com a capacidade de suas agências de obter e agir com base em insights e dados em comparação com outros mercados das Américas do Sul e do Norte.
Pensando nos próximos 24 meses, quando perguntados sobre qual será o maior crescimento da demanda de marcas brasileiras por suporte de agência, 78% dos entrevistados acreditam que será por consultoria de transformação digital; 75% acreditam que a maior demanda será por análise e insights de clientes, seguido por 38% que apostam no serviço de análise de marketing.
O estudo inspirou a criação de um programa de conexões entre os profissionais do mercado de agências, batizado de “Google Conecta Agências”, uma imersão presencial de 3 dias de atividades voltadas à capacitação de profissionais que serão lideranças das agências dos mais diversos portes em um futuro próximo. O programa é exclusivo aos profissionais convidados para participar do evento Google Conecta Agências.
Entre os dias 7/8 e 9/8, os profissionais terão a oportunidade de participar de dinâmicas de reconhecimento de grupo, debates sobre o contexto do mercado de comunicação, seus desafios e oportunidades, transformação digital, automação, mensuração, entre outros tópicos. Além disso, o programa contará também com participação da convidada especial Carla Tieppo, que palestrou sobre neuromarketing, engajamento e o crescimento do setor.
“Com essa pesquisa, pudemos perceber não só as dores do mercado de comunicação atual mas também quais serão os desafios que precisaremos enfrentar em um futuro próximo. E pensamos no programa Conecta Agências justamente para desenvolver e dar a oportunidade aos novos líderes para fazerem diferente, trabalhando cada vez mais com a tecnologia a favor das estratégias e campanhas”, afirma Camila Gertner, Head de Negócios com Agências do Google no Brasil. “Com essa experiência, podemos dizer que a partir da inteligência coletiva é possível obtermos resultados únicos” completa a executiva.
Sobre a pesquisa
Neste estudo, a Forrester conduziu uma pesquisa global por meio de questionários on-line com 2.059 tomadores de decisão sênior de marketing que trabalham nas marcas e 2.152 que atuam em agências. Os participantes do Brasil e do México incluem 200 líderes de marcas e 208 de agências. Também foram conduzidas entrevistas detalhadas com 19 líderes de agências nas Américas, EMEA e APAC. Os estudos quantitativos e qualitativos começaram em junho de 2022 e foram concluídos em agosto de 2022.
Foto: Freepik