O Giraffas, rede multinacional brasileira de restaurantes, inovou em sua comunicação remodelando seu logotipo e sendo a primeira empresa brasileira a ter emojis personalizados de suas mascotes – as girafinhas – nas redes sociais. O perfil do Giraffas nas mídias sociais já utilizava os emojis para se relacionar com seu público, porém, a marca sempre teve o desejo de criar uma comunicação própria para a interação com os consumidores, fãs e seguidores nas suas redes sociais. O projeto foi idealizado pela agência de publicidade do grupo, a Mood.
“No último ano, identificamos que a Girafinha, mascote da rede, passou a ganhar muita relevância no digital. Por isso, junto ao Giraffas, propusermos dar cara e forma à mascote, para interagirmos mais, para engajarmos mais e, principalmente, para que o cliente se sinta ainda mais próximo da marca”, explicou o head de digital da agência Mood, Luis Constantino. As peças, inspiradas no mascote/fantoche do Giraffas, mesclam com os traços dos clássicos Emojis. Ao todo foram criadas 11 expressões do mascote: amei, anjo, careta, chorei de rir, feliz, irônico, óculos, pisca, sono, tímido e triste.
Além de melhorarem a comunicação com o público através do emojis das girafinhas, o Giraffas remodelou seu logotipo. O ícone das girafinhas era muito característico dos anos 90, surgindo assim a necessidade de atualizar, mas sem perder a identidade visual. O novo logo mantém o desenho das girafas, mas em apenas duas cores, branco e laranja, além disso, também explora traços mais simples, transmitindo modernidade. A proposta é que este novo desenho seja durável e que marque a próxima década do Giraffas, assim como fez o anterior. A criação também é da agência Mood.
“O Giraffas, como um todo, está passando por um processo de simplificação. Temos um cardápio e logomarca mais simples e queremos mostrar que estamos cada vez mais próximos dos nossos consumidores. Mais uma prova disso é a criação dos emojis personalizados para conversar e interagir com os nossos fãs”, comentou Ricardo Guerra, diretor de marketing do Giraffas.
Confira abaixo os emojis.
Ficha Técnica dos Emojis personalizados:
Anunciante: Giraffas
Agência: Mood
Produto: Institucional
VP de Criação: Paulo Henrique Gomes
Estratégia Digital: Luis Constantino, Rafael Coelho e Juliana Santo
Atendimento: Fabio Meneghati, Fernanda Albuquerque, Natalia Paiva e Caroline Pavesi
Execução Redes Sociais: Peppery
Ilustração: João Ricardo Bizzaro
Aprovação Cliente: Ricardo Guerra e Larissa Varges