Publicidade
Empresa catarinense obtém reconhecimento em prêmio nacional de design
08 de Novembro de 2010

Empresa catarinense obtém reconhecimento em prêmio nacional de design

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Futuron Soluções Plásticas contou com serviços de especialistas do SENAI para desenvolver produto e confeccionar protótipo.

26-10-2010 - A empresa Futuron Soluções Plásticas, de Florianópolis, obteve a categoria prata no Prêmio Idea Brasil 2010 com o case do produto Flexpin Grampos Multiuso. O prendedor de roupas, com três molas, reduz o amassamento das roupas e oferece múltiplos encaixes, além de ter maior durabilidade. O desenvolvimento do produto contou com a colaboração dos consultores do SENAI em Joinville Cesar Augusto Guerra e Carlos Fusinato.

Publicidade

Em um ano de mercado, o Flexpin já ganhou dois prêmios internacionais: o Prêmio Excelência em Plásticos de Engenharia, realizado na Feira e Congressos Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, maior feira do gênero da América do Sul; e o Prêmio Idea/Brasil, edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, o Idea Awards. O projeto do produto também está classificado para a etapa internacional e é finalista do IF Design 2011, maior concurso do design na Europa, realizado em Hannover (Alemanha).

O Flexpin é resultado de 13 anos de desenvolvimento, feito em plástico de engenharia policarbonato. Além das contribuições dos especialistas do SENAI, a Futuron contou com a instituição para fazer mais de 20 protótipos em ABS (plástico de engenharia) via processo Fused Deposition Modeling (FDM), ou prototipagem em deposição de material fundido) e prototipagem com usinagem em aço.  Não fossem os custos baixos do sistema de prototipagem FDM, seria praticamente impossível concluir o projeto do Flexpin, explica a direção da Futuron.

Atualmente a Futuron está desenvolvendo um particionado, em parceria com o SENAI, o projeto de um cabide particionado. Segundo os executivos da empresa, será um produto tipo exportação, mas que também vai atender o mercado interno. A expectativa é que o novo produto possa sacudir o mercado.

Semana Internacional
A inovação como estratégia de desenvolvimento da indústria será debatida na Semana Internacional da Inovação & Competitividade, que será promovida pelo SENAI, de 10 a 12 de novembro, na FIESC. A programação prevê o 4º Simpósio Internacional de Inovação e Competitividade (no dia 10), o Encontro Nacional de Gestores de Inovação do SENAI e o 5° Encontro de Consultores SENAI/SC (dia 11) e a etapa estadual do Prêmio CNI/FIESC 2010 (dia 12). Aberto a convidados, o Simpósio de Inovação e Competitividade contará com as palestras de representantes do Silvio Meira (de Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife-PE), Frank Wagner (do Instituto Fraunhofer, de Stuttgart, na Alemanha) e Arianna Vignati (do Instituto Politécnico de Milão, na Itália). O evento conta com o apoio do Departamento Nacional do SENAI.

Durante o evento serão apresentadas 10 inovações desenvolvidas nas indústrias, com a contribuição da consultoria tecnológica do SENAI. Entre os projetos estão Adoçante dietético, da Sachê & Sache, de Ilhota-SC, e a bisnaga biodegradável, de São José-SC. O adoçante Meu Gosto, produzido a partir da Taumatina, reduz o gosto residual. Já a bisnaga para produtos de higiene pessoal é feita à base de milho e deteriora-se em 180 dias, contra 100 anos dos plásticos tradicionalmente utilizados nesses produtos.

Publicidade
Publicidade