Publicidade
Como ferramentas de IA já utilizam Chatbots em operações de transformação digital
02 de Novembro de 2023

Como ferramentas de IA já utilizam Chatbots em operações de transformação digital

De acordo com um estudo realizado pela Ilumeo, a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente virtual

De acordo com um estudo realizado pela Ilumeo, a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente virtual. A pesquisa indica que houve um crescimento no uso da ferramenta por voz em smartphones, que passou de 87% para 91% em dois anos.

Nas empresas, o uso de Chat GPT tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com uma pesquisa feita pela Reuters/Ipsos, ainda esse ano, 28% dos entrevistados afirmaram usar a ferramenta regularmente no trabalho.

Publicidade

Contudo, para além de um apoio na rotina dos colaboradores, a tecnologia é capaz de impactar até mesmo as transformações digitais nas organizações.

O uso do chatbot da OpenAI em diversas ferramentas de transformação digital em empresas, por exemplo, é uma realidade e está cada vez mais ganhando espaço nos mais variados setores.

Muitas ferramentas de IA já utilizam da funcionalidade e da tecnologia desenvolvida pela OpenAI, que permite a integração via uso de APIs.

Assim, quando um cliente interage com alguma IA, por exemplo, ele pode fornecer as respostas dadas pelo Chat GPT com base nas orientações guiadas pela organização.

As maneiras de personalizar o Chat GPT

Há diferentes formas de personalizar o Chat GPT por meio do envio de um contexto pré-definido, fazendo com que sejam idealizadas uma identidade e personalidade, além de informações importantes que ele deve saber, como detalhes sobre a empresa, produtos ou serviços, e as limitações ou regras que deve seguir, como evitar certos tópicos, manter um tom específico ou não fornecer conselhos médicos.

Hoje, as ferramentas de IA são criadas com o objetivo de proporcionar eficiência operacional, liberando a equipe de suporte para se concentrar em problemas complexos.

Isso tudo reduz custos e orienta clientes e colaboradores sem a necessidade de interação humana, sendo capaz de oferecer dicas e insights de forma simples e objetiva para serem aplicados nas empresas.

* Luiz Cesar Baptistella é CEO da Aoop, consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas no Brasil.

 

Imagem: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter