Publicidade
Upcycling na moda
17 de Março de 2014

Upcycling na moda

Por Ligia Fascioni 17 de Março de 2014 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

O mundo está cheio de bem-intencionados tentando ser ecologicamente corretos promovendo a reciclagem, mas ela não é a coisa mais inteligente a se fazer, muito menos promover, pode acreditar. A reciclagem parte do princípio em que você destrói um material que sobrou de algum processo produtivo ou o resto de um processo de consumo, insere energia (tipo calor, energia elétrica, etc) e o transforma em alguma coisa barata, de menor valor. Exemplo: garrafas PET derretidas e transformadas em mais garrafas PET. Ok, isso é melhor que manter o lixo, mas bom mesmo é não consumir tanta garrafa PET, concorda?

Melhor que reciclar é reutilizar, revalorizar o material. O termo técnico para isso é upcycling (o oposto é o downcycling, que é bem traduzido pela reciclagem clássica).

Publicidade

Na moda, o upcycling acontece quando você reforma uma roupa, por exemplo, provendo-a de mais valor ainda do que já tinha.

Na Alemanha, berço do partido verde, existe uma grande preocupação com esses processos, inclusive na indústria da moda, uma das grandes responsáveis por incentivar o consumismo desenfreado.

Pois eis que estava me perdendo em Prenzlauerberg (sempre que vou a algum lugar, experimento um caminho diferente só para me perder um pouquinho…rs) e achei essa loja sensacional, toda forrada com um tecido branco e decorada com camisas pretas de verdade (do lado de fora!).

Essa loja é sede de um movimento chamado upcycling-fashion e promove/divulga concursos entre estilistas, cursos de formação, fóruns, debates e muito mais para os interessados no assunto (para saber mais, clique aqui).

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade