Publicidade
Um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina ocorre entre os dias 22 e 24/3
19 de Março de 2024

Um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina ocorre entre os dias 22 e 24/3

Serão mais de 370 ações culturais

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Santa Catarina se prepara para a 10ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis, um dos eventos mais aguardados no calendário cultural da cidade.

O evento gratuito ocorre entre os dias 22 e 24/3 e se espalhará por 15 bairros, ocupando 81 espaços com um total de 379 ações culturais.

Publicidade

A iniciativa celebra os 351 anos de Florianópolis, homenageando a renomada artista plástica catarinense Eli Heil, em um gesto de reconhecimento à sua contribuição para a arte do Brasil.

No Centro, o coração histórico pulsa com atividades que resgatam a memória, identidade local e é onde concentra a maior parte das atividades, com destaque para a Arena Claro que transformará o Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, no Aterro da Baía Sul, em um grande palco inédito e que recebe o nome da homenageada da edição, Eli Heil. Além do centro, a Trindade, Itacorubi, Agronômica, Santo Antônio de Lisboa, Coqueiros, João Paulo, Jurerê, Lagoa da Conceição, Campeche, Santa Mônica, Ponta das Canas, Monte Serrat, Córrego Grande e Saco Grande, unem-se para celebrar a cultura em uma maratona que promete envolver, emocionar e conectar a comunidade e visitantes numa experiência inesquecível pela ilha.

Programação Variada

A Maratona Cultural tem diversas atividades, como apresentações de teatro, shows musicais, blocos de carnaval, exposições de arte, visitas guiadas, mostras de dança, exibições de documentários, mostras de clipes catarinenses, rodas de conversa e intervenções artísticas. Este leque amplo de atividades visa atender a todos os gostos e idades, promovendo a cultura em sua mais rica diversidade.

Na Arena Claro, a abertura do evento contará com a energia contagiante da banda Dazaranha e da cantora baiana, Pitty. O sábado (23), dia do aniversário da cidade, será marcado pela apresentação da banda nacional Pato Fu, com o espetáculo Música de Brinquedo, seguida pela grande atração, o show da cantora Maria Rita no domingo, encerrando os três dias de festividades com chave de ouro.

“A Maratona Cultural de Florianópolis é uma verdadeira celebração da nossa identidade e diversidade cultural. Ao longo de dez edições, temos o orgulho de promover o acesso gratuito à cultura, contribuindo para o desenvolvimento cultural sustentável da nossa cidade. A programação é composta por artistas oriundos de 7 estados, sendo 13 de cidades catarinenses e 10 de outras cidades do Brasil, o que endossa um dos nossos principais propósitos: valorizar a produção artística de Santa Catarina”, afirma Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Valorização da cultura brasileira

Eventos como a Maratona Cultural de Florianópolis desempenham um papel crucial na valorização da cultura brasileira, reforçando a identidade local e incentivando o turismo cultural. Essas celebrações proporcionam entretenimento e lazer para a comunidade e também oferecem uma plataforma para artistas locais apresentarem seu trabalho, promovendo a economia criativa e o desenvolvimento sustentável.

A 10ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis é um tributo à vitalidade e resiliência da arte brasileira, um convite à celebração e um lembrete da importância de valorizar e preservar o nosso rico patrimônio cultural por meio do diálogo e reflexão de temas contemporâneos através da arte. A cidade de Florianópolis, com sua beleza natural e vibrante cena cultural, prova ser o cenário perfeito para essa grandiosa celebração da arte e da cultura.

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Apoio: Baía Sul, CDL, Corporate Park, Armazém Rita Maria; Apoio Cultural: Ibagy, Passeio Primavera, Floripa Airport, Habitasul. Patrocínio: Engie, Softplan, Jeep DVA, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Incentivo: Bistek, Cassol, Kairós e Claro, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.
Para mais informações, programação completa e atualizações, visite o site oficial ou no Instagram.

Para mais informações, programação completa e atualizações, visite o site oficial ou no Instagram.

Publicidade
Publicidade