Está de volta, após um ano fechado para reformas, um dos mais tradicionais teatros de Florianópolis
O local reabriu ao público no mês de março, e traz um calendário de eventos especiais, promovidos pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. A Orquestra Filarmônica Catarinense, OFiC, preparou um concerto especial para celebrar a nova fase do teatro. O espetáculo musical “Metamorfoses I” será apresentado no dia 25/3, terça-feira, às 20h, e promete uma viagem musical através do tempo, com obras compostas desde o período Barroco até os dias atuais. O repertório inclui composições de Villa-Lobos, Vivaldi, Piazzolla, Bouny e Gershwin. Os ingressos estão disponíveis aqui.
O pianista Pablo Rossi explica que o concerto que será apresentado no TAC é o 1° de uma série conceitual da Temporada Orquestral 2025 da OFiC. “Esse concerto reforça o compromisso da Orquestra com formatos de apresentações que unem performances musicais a recursos artísticos complementares, como vídeos, narrações e atuações teatrais, para assim construir uma narrativa musical completa. Esse é mais um espetáculo que foi construído para levar, além da música, conhecimento sobre a arte ao público, e cumpre a nossa missão de democratizar a música de concerto, através da construção de uma narrativa musical”, comenta.
Ao longo do espetáculo, serão apresentadas obras celebradas e já conhecidas do grande público, como uma seleção das “Quatro Estações”, do mestre italiano Antônio Vivaldi, e das “Estações Portenhas”, do revolucionário Astor Piazzolla.
“Durante o espetáculo, além, da apresentação musical, a OFiC transportará a plateia para uma experiência de conhecimento da essência de cada um desses compositores, com o uso de recursos que facilitam a compreensão da música, da época em que foi composta e da história”, comenta Pablo.
O concerto ainda inclui obras de um dos maiores gênios da música brasileira, Heitor Villa-Lobos, além da compositora Elodie Bouny, que faz uma homenagem à Floresta Amazônica e, para encerrar a formação de cordas, ao lado do pianista Pablo Rossi, irá interpretar a “Rhapsody in Blue”, do americano George Gershwin.
Os ingressos disponíveis para o espetáculo são de R$40,00 inteira e R$20,00 meia entrada. Além dissi quem levar 1kg de alimento não perecível também paga meia entrada.
A iniciativa conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob e Duas Rodas, além da Multilog como apoio cultural, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação