Nos últimos anos, a estrutura do Autódromo de Interlagos se tornou um point para festivais musicais e, agora, com o The Town, passou por uma grande reformulação para que o público pudesse curtir os shows.
O Festival
Cinco dias de eventos, com uma estrutura pensada especialmente para que o público pudesse curtir as atrações. Para isso, no entanto, foram necessárias obras no autódromo, mas sem que isso impactasse o Grande Prêmio do Brasil da F1, que acontece entre 3 e 5 de novembro, e o Primavera Sound, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro.
Tecnologia
Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil, empresa líder do setor de software de gerenciamento de construção digital, analisou a construção da estrutura do The Town e apontou como um evento desse porte necessita de um planejamento estratégico para a montagem e, principalmente, desmontagem.
“Uma estrutura para um evento dessa magnitude exige um planejamento minucioso para que tudo seja realizado de maneira efetiva. Mesmo o autódromo sendo um espaço versátil, algumas características precisam ser respeitadas, a fim de não impactar negativamente nos próximos eventos do calendário”.
Um dos principais pontos na primeira edição do The Town é a mudança de banheiros químicos para a instalação de banheiros, com a implantação de rede hidráulica própria.
Desmontagem indicará sucesso ou fracasso de planejamento
Com palcos gigantescos, estruturas de alimentação e camarotes, além dos novos banheiros, o sucesso completo do The Town poderá ser realmente avaliado após sua desmontagem e que impacto deixará no autódromo.
“Após os cinco dias de shows, com milhares de pessoas e uma quantidade enorme de lixo gerada, a forma como a organização deixará o Autódromo de Interlagos determinará o sucesso do festival. Sabendo que o espaço precisará estar pronto para os próximos eventos, a desmontagem dos palcos, gestão de resíduos e as consequentes obras que foram feitas deverão ser planejadas e executadas com o mesmo cuidado que foi tomado para a montagem”, comenta Henrique Bragança.
“Na PlanRadar, podemos antecipar que será extremamente necessário que a equipe tenha um acompanhamento estratégico de onde se encontram todos os cabeamentos e pontos de montagem para que a desmontagem seja feita de forma efetiva e segura aos profissionais. O manuseio do lixo também será fator crucial, já que uma gestão eficiente acompanha todos os processos e garante que o espaço seja deixado da mesma forma que foi encontrado”, acrescenta.