Publicidade
Stun Game Festival 2023 é realizado em Floripa Airport
11 de Agosto de 2023

Stun Game Festival 2023 é realizado em Floripa Airport

Encontro gratuito da comunidade gamer será realizado no Boulevard 14/32

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A 4º edição do Stun Game Festival, evento da indústria de games do Sul do Brasil, ocorre nos dias 19/9 e 20/9 no Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis.

Em um novo local, uma das novidades deste ano é a programação totalmente gratuita. Os ingressos já podem ser adquiridos. Este ano, o festival integra a agenda de eventos do Floripa Conecta e promove campeonatos de eSports, jogos de grandes produtoras e de estúdios independentes, lançamentos, shows, oficinas para crianças, feira de artistas, concurso de cosplay e muito mais.

Publicidade

Entre os destaques do evento está o Game Awards, premiando os vencedores dos campeonatos e concursos da programação. No total, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os torneios de eSportes, Cosplay, Batalha de K-Pop e Game Jam. Já entre as atrações convidadas, destaque para a participação de jogadores profissionais de Free Fire, jogo eletrônico de ação-aventura criado pela desenvolvedora vietnamita 111dots Studio e publicado pela Garena. O festival terá ainda show com a banda The Kira Justice, grupo famoso no circuito geek por interpretar músicas de animes.

“Esperamos receber cerca de 10 mil pessoas este ano. A expectativa para a quarta edição, tanto da comunidade geek quanto da indústria de games, mostra o quanto a cena amadureceu em Santa Catarina”, afirma Thaynan Mariano, organizador do Stun Game Festival.

Jogos de grandes publicadoras e produzidos em SC

Voltado para aqueles que curtem jogar e conhecer novidades, lançamentos e o que grandes e pequenas produtoras estão criando, o evento conta com uma área Indue Games, além de apresentar uma mostra de games criados por estúdios de desenvolvimento de jogos independentes de Santa Catarina, como Cafundó Estudio, DCF Studios, PlusPlus e GG Studios.

Já na área Games AAA, são apresentados jogos desenvolvidos por grandes produtoras de games e lançados por publicadoras mundiais, entre elas Xbox e Playstation. Os dois espaços são livres para jogar. O Stun também oferece um espaço exclusivo para aficionados por jogos de tabuleiros na área Board Games. São diversas opções, é só chegar e jogar.

Feira com artistas catarinenses e oficinas

No Artist’s Alley, o Stun terá 10 artistas que irão expor obras e trabalhos ligados ao universo dos games e da cultura pop. Entre os convidados estão Diana Nassute, Julia Chiarelli e Anna Antoszczuk.

Também faz parte da programação o Maker Lab Kids, oficinas de design de personagens e de como criar um card game de maneira simples. Essas atividades são conduzidas pela LapisLab; Gratuito e livre para crianças de todas as idades.

Estão previstas ainda uma série de conversas com os principais nomes do universo de eSports do país. Entre os convidados estão Natividade (Netshoes Miners), João7 (MiBR), Gus (paiN Gaming) e Gutão (XIS). Eles participarão de bate-papos e de encontros com fãs.

Campeonatos de eSports com atletas profissionais

Uma das marcas do Stun é a possibilidade de assistir ao vivo atletas profissionais de eSports em ação. Entre os torneios que ocorrem durante o Stun estão as primeiras fases on-line e finais de Valorant, Free Fire, League of Legends e FIFA23. A premiação dos vencedores e finalistas será no palco do evento no dia 20/8, às 19h.

Por falar em competição, o Stun também promove o Game Jam, um encontro competitivo de desenvolvedores de jogos para planejamento, concepção e criação de um jogo proposto pelo evento.

O festival abre ainda o palco para o já tradicional Concurso de Cosplay, com apresentação e desfile de figurinos superelaborados inspirados em personagens de jogos, quadrinhos e filmes nos dois dias.

The Kire Justice se apresenta no dia 19/8

Uma das atrações mais aguardadas do 4ª Stun Game Festival é The Kira Justice, banda gaúcha liderada por Matheus Lyna. O grupo é uma referência na cena geek brasileira: começou em 2007 e rapidamente ganhou fama no circuito nacional de eventos e convenções de anime e cultura japonesa.

O repertório é baseado em músicas de animes traduzidos, desenhos animados e outros sucessos da cena. O The Kira Justice tem um acervo de mais de 100 músicas gravadas. O show será no sábado (19/8), às 19h.

Stun mostra amadurecimento da indústria de games em SC

Desde a primeira edição em 2018, o Stun Game Festival tinha o propósito de ser um catalisador de novas ideias e novos produtos, conectar aficionados por games e interessados na cultura geek e fortalecer o ecossistema criativo da região.

De lá para cá, o número de participantes sextuplicou: de um público de 250 pessoas em 2018 saltou para 750 em 2019 e, em 2022, pós-pandemia da Covid-19, contou com 1,5 mil participantes. Para 2023, os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas. “Temos já uma trajetória que se traduz no interesse e participação de influenciadores nacionais e palestrantes internacionais. Além disso, o festival movimenta uma cena formada por organizações do calibre da Globo, Amazon, Intelbras, Grupo Nexxera e Únilos, que já apoiaram o Stun, além de algumas das mais importantes empresas do universo de games: Twitch, Unity, MK+ Academy, Pichau Gaming, Elements e Aquiris (Epic Games Brasil)”, diz Thaynan Mariano.

Além disso, outro fruto do festival é a Associação Catarinense das Empresas e Estúdios Desenvolvedores de Jogos Digitais (ASCGAMES), criada com o apoio da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul.

O 4º Stun Game Festival Florianópolis é viabilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural da Floripa Airport. Produção da Marte Cultural. Realização do Stun Game Festival.

Confira como foi a última edição do evento:

Créditos: Stun 2022, Gabriel Vanini

Créditos: Stun 2022, Gabriel Vanini

Créditos: Stun 2022, Gabriel Vanini

Publicidade
Publicidade