Os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita. Os participantes poderão ver robôs de até 60 kg e miniaturas de carros de corrida que atingem 70 km/h, mais exposições, palestras e jogos (detalhes aqui).
O primeiro, nos dias 29/11 e 30/11, reunirá 33 equipes formadas exclusivamente por estudantes das Escolas SESI.
O segundo, nos dias 2/12 e 3/12, também terá participação de alunos de escolas públicas, times de garagem, Fundação Catarinense de Educação Especial e instituições sem fins lucrativos. Neste grupo, serão outras 31 equipes. Confira a programação completa aqui.
Provas
Os times disputarão provas em quatro categorias. Três delas são habilitadas pela FIRST, organização dos Estados Unidos presente em 90 países que busca despertar em crianças e jovens o interesse por ciência e tecnologia (detalhes abaixo).
A outra é organizada pela Fórmula 1, corrida de carros mais famosa do mundo, que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.
Os vencedores de cada categoria representarão Santa Catarina na etapa nacional dos torneios de robótica, em março de 2025, em Brasília.
Mercado de trabalho
O SESI/SC é o operador das competições da FIRST e da F1 em Santa Catarina. Com isso, trabalha para que o estado seja mais engajado em programas de robótica, e tenha profissionais habilitados a um mercado cada vez mais tecnológico.
As categorias
FLLC – O Desafio da Liga Lego FIRST (tradução livre da sigla em inglês) reúne estudantes de nove a 16 anos. Eles devem construir e programar robôs de peças LEGO para completar a missão. São avaliados desempenho e design do robô. As equipes têm de dois a 10 participantes, mais dois técnicos.
FTC – O Desafio de Tecnologia FIRST (tradução livre) junta equipes de estudantes de 14 a 18 anos de Escolas SESI, outras privadas e públicas. Os participantes devem projetar, construir e programar robôs maiores e mais complexos, capazes, por exemplo, de transportar objetos, empilhar ou lançar itens em alvos. As equipes têm de dois a 10 integrantes, e dois técnicos.
FRC – A Competição de Robótica FIRST (tradução livre) desafia jovens de 14 a 18 anos a criar robôs industriais para competir em um jogo de arena. É o mais próximo que podem se aproximar do mundo da engenharia.
F1 in Schools – O F1 nas Escolas é para estudantes de nove a 19 anos, de Escolas SESI. Cada equipe tem de três a seis integrantes, mais técnico. O desafio principal é desenvolver um carro de Fórmula 1 em miniatura para arrancadas em uma pista de 24 metros de comprimento. Os grupos também são avaliados por aspectos como gestão de equipe e marketing.