No próximo dia 16/12 (sábado), às 11h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ), o artista visual e performer Jean Smekatz, iniciará uma série de seis performances artísticas em locais emblemáticos e simbólicos da maior cidade catarinense, promovendo uma imersão no universo do artista.
Intitulado “Trabalho de Corpo”, o projeto conta com a curadoria da renomada atriz- dançarina, performer e professora de dança Marta Soares.
Com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), essas ações buscam transcender as fronteiras convencionais da arte, abrindo novos horizontes de experiência estética e cultural. “Derra-mar”, será a performance apresentada no Museu de Arte de Joinville e dará início a série de apresentações, que contará ainda com “Rito de Ethos” que será apresentado no Museu Nacional de Imigração e Colonização, no dia 30/3 de 2024, “Território”, a terceira performance, que irá transformar o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville em um palco inusitado.
Jean Smekatz, nos leva a uma jornada sensorial e poética por meio de seu projeto “Trabalho de Corpo”. Nessa exploração artística, Smekatz mergulha nas profundezas da expressão corporal, utilizando performances que transcendem os limites convencionais da arte. “Derra-mar”, uma performance em três atos, inicia-se com a instalação prelúdio, onde objetos vítreos repletos de água do mar compõem uma cromática visual que preenche o chão. Smekatz, vestido de branco, despeja pigmento azul sobre os recipientes, criando uma sinfonia visual de tonalidades que se entrelaçam. A audiência testemunha uma dança cromática em constante evolução, resultando em uma instalação que se metamorfoseia sutilmente com o tempo.
“Território” desdobra-se em fases poéticas, preparando o espaço-tempo com tons de branco, terracota e bege. O artista interage com bacias de barro, corpos metafísicos e um varal de roupas, criando uma dança cromática e efêmera que transcende o tempo. Uma linha temporal representada pelo varal tece a narrativa da performance. “Rito de Éthos – Para o Armário Jamais Voltaremos”, é uma obra onde as energias das cores ganham vida. Seis bacias revelam líquidos em matizes vibrantes. O artista, imerso na composição de Thaykovis, tingi tecidos e os estende no interior de um armário, criando uma pintura no campo expandido. Ao término, o armário, repleto de cores e histórias, torna-se um testemunho da dança vibrante e poética. Assim, “Trabalho de Corpo” de Jean Smekatz é mais do que uma série de performances; é uma experiência sensorial e visual que convida o espectador a mergulhar na expressividade da arte contemporânea.
Como contrapartida social, o projeto vai além do espaço tradicional da arte, e será apresentado em escolas municipais de Joinville, em bairros de vulnerabilidade social por meio de ações, como palestras, performances e oficinas práticas conduzidas pelo próprio artista e reforça o compromisso de Smekatz com a democratização e acesso da arte e sua capacidade de provocar reflexões significativas em diversas comunidades.
O ano de 2024, promete ser o ano de consolidação do artista catarinense. Além das performances, Jean Smekatz conquistou o apoio do programa de incentivo em artes visuais para sua primeira exposição individual, intitulada “Energia do Gesto” com curadoria de Katiana Machado. A exposição estará em cartaz na Galeria 33, de 1/5 a 29/6 do próximo ano, proporcionando uma oportunidade para o público imergir ainda mais no mundo expressivo do artista.
Cronograma das performances
Performance Derra-mar
Quando: 16/12/2023 às 11h
Onde: Museu de Arte de Joinville
Performance Rito de Ethos
Quando: 30/3/2024 às 11h
Onde: Museu Nacional de Imigração e Colonização
Performance Território
Quando: 06/4/2024 às 17h
Onde: Galeria 33
Performance Rito de Ethos
Quando: 18/5/2024 às 19h
Onde: Galeria 33
Performance Território
Quando: 29/6/2024 às 11h
Onde: Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
Performance Derra-mar
Quando: 20/7/2024 às 19h
Onde: Galeria 33