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SBT promove evento focado na publicidade de produtos para público infantil
26 de Setembro de 2024

SBT promove evento focado na publicidade de produtos para público infantil

Estiveram presentes Íris Abravanel e representantes do SBT, ABERT, CONAR, ABRAL e Mc Donald’s

O SBT promoveu, nesta quarta-feira (25/9), o evento “Kids & Ads, dão match?”, para refletir sobre os desafios e as melhores práticas na publicidade direcionada ao público infanto-juvenil.

Contando com a introdução de Iris Abravanel, autora e novelista do SBT, o encontro promoveu debates sobre a importância de equilibrar o apelo comercial com a responsabilidade social, especialmente quando o público-alvo é composto por crianças e adolescentes.

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“Nosso trabalho no SBT vai além de apenas entretenimento, nós ajudamos a formar o caráter das crianças por meio das nossas novelas e diálogos. Nossa luta é para que possamos regulamentar e criar um ambiente saudável, no qual as crianças cresçam e evoluam tendo acesso a conteúdos responsáveis e de qualidade”, afirmou Iris.

A conversa foi mediada pela jornalista Simone Queiroz e teve entre os palestrantes Ernesto Morita, advogado do corpo técnico do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); Fernando de Paula, Diretor Corporativo de Relações Governamentais McDonald´s/Arcos Dourados no Brasil; Gabriel Pena Costa, assessor da diretoria da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); João Camilo Junior, assessor institucional do SBT; Larissa Purvinni, Head de Relações Institucionais na Mauricio de Sousa Produções e que integra a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens); Marluce Cavalcante, Diretora Jurídica do SBT; Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta; e Talita Garcia, conselheira da ABRAL.

Durante o evento, foram discutidas questões centrais que norteiam a publicidade de produtos voltados para o público infantil, como as principais regulamentações no Brasil e os desafios éticos e legais enfrentados pelas marcas ao criarem campanhas voltadas para este público. Entre os temas abordados, destaca-se a reflexão sobre como a publicidade pode ser usada de maneira positiva para promover valores éticos e saudáveis, além do papel da televisão como maior difusora de cultura no Brasil e sua importância social e cultural na produção de conteúdo para crianças e famílias.

“A educação midiática é desenvolver na criança ou no adolescente um conjunto de habilidades para que ele possa acessar a informação, analisar criticamente essa informação, saber interpretar conteúdo, trazendo o conceito de que hoje todos nós somos produtores e disseminadores de conteúdo. Precisamos educar essas crianças para a produção de conteúdo com ética, com responsabilidade. Justamente para que ela possa se defender nesse universo informacional cada vez mais poluído e consiga criar autonomia e se desenvolver para fazer as escolhas conscientes da melhor maneira possível”, comentou Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta.

Além disso, também foram discutidas as diferentes abordagens para a publicidade infantil nos diversos meios de comunicação, como TV e plataformas digitais, e como a legislação está se adaptando a essas novas formas de veiculação publicitária. Sobre visões sobre o futuro da publicidade infantil, pensando em como as empresas podem adotar boas práticas ao comunicar seus produtos de forma ética e respeitosa, alinhando seus objetivos comerciais com o desenvolvimento cognitivo das crianças.

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