Publicidade
Santa Catarina recebe gestor global de comercialização, em evento de negócios
05 de Maio de 2022

Santa Catarina recebe gestor global de comercialização, em evento de negócios

Ele abordará sobre como aumentar e diversificar a exportação de carne produzida no Estado

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O argentino Fausto Martin Brighenti, autoridade internacional em comercialização de proteína animal e vice-presidente global da Ideal Leader Trading, vem a Florianópolis como palestrante do FIN Business Fórum.

O evento que vai reunir representações de 16 países, tem como objetivo apresentar aos catarinenses oportunidades de negócios com mercados da Europa, da África e da Ásia.

Publicidade

O Brasil nos últimos 20 anos multiplicou por sete sua capacidade de produção de proteína animal. Hoje o País exporta 2.7 milhões de toneladas de carne – e Santa Catarina é líder em vendas de aves e suínos, sendo o único credenciado para exportar para o Canadá. Apesar dos números positivos, há espaço para crescimento. Maior mercado global, a China responde por 48% das vendas brasileiras e deve manter a demanda em alta – reflexo da melhoria da qualidade de vida da população que enriquece com o desenvolvimento do país. Em paralelo, é preciso diversificar – e mirar na Europa.

“É preciso mostrar que a produção da carne brasileira está alinhada com a sustentabilidade. Mostrar que o animal está sendo criado sem impactos ao meio ambiente e que o produtor aproveita ele em sua totalidade, sem desperdícios. É necessário comunicar este processo para criar uma imagem positiva das empresas. Assim, o empresário conseguirá participar de fundos internacionais ligados à economia verde, garantindo vitalidade para o negócio”, diz Brighenti.

Segundo ele, a preocupação com a produção ambientalmente sustentável é essencial também para manutenção dos mercados já conquistados. “A economia chinesa em alta faz crescer a demanda. Mas o país precisa respeitar as leis ambientais e cumprir com rigor as normas sanitárias para manter o posto de grande fornecedor”.

Ampliar ainda mais a produção

Com o câmbio favorável, o produto brasileiro ganha muito em competitividade. Mas é preciso encontrar meios de ampliar ainda mais a produção com rígidos controles sanitários e ambientais. A palestra de Brighenti faz parte da programação do FIN, que será realizado nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, e que deve receber mais de 3,5 mil visitantes.

O evento é promovido pela Câmara Brasil-Portugal de Santa Catarina e pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China. Na Feira serão compartilhadas inovações em áreas como Cidades Inteligentes, Energias Limpas, Agrotecnologia e Indústria 4.0.

Publicidade
Publicidade