Publicidade
Santa Catarina recebe espetáculos gratuitos da Cia Trupe Toe, em Florianópolis e Blumenau
05 de Março de 2024

Santa Catarina recebe espetáculos gratuitos da Cia Trupe Toe, em Florianópolis e Blumenau

Unindo a dança, elementos visuais e a música, integralmente de autoria própria e exclusiva para o espetáculo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Cia Trupe Toe traz, mais uma vez, para Santa Catarina, o espetáculo “Se não agora, quando?”.

Com o intuito de propor a reflexão de uma sociedade mais igualitária em vários aspectos e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 5, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Publicidade

Com entradas gratuitas, mediante inscrição no Sympla, o espetáculo será apresentado em duas ocasiões: neste sábado (09), às 20h, no Auditório Carlos Jardim, em Blumenau e no domingo (10), às 20:30h, no Teatro Ademir Rosa (TAC), em Florianópolis. Além disso, haverá oficinas presenciais de sapateado e ritmos brasileiros, de nível intermediário e de nível avançado, nas duas cidades. Com inscrições gratuitas, as oficinas serão oferecidas na sexta-feira (08) em Blumenau e no dia 23/03 em Florianópolis.

Em Florianópolis, os ingressos já estão esgotados, mas haverá fila de espera para os interessados no teatro, como já ocorreu em outros eventos. Há 13 anos, a Cia Trupe Toe desenvolve projetos educacionais e espetáculos com foco na arte e cultura brasileiras. Após as apresentações em Blumenau e Florianópolis, haverá um bate-papo com a comunidade artística local e com a plateia, focando na construção do espetáculo e no tema abordado.

No “Se não agora, quando?” a trilha sonora é autoral, composta exclusivamente para o show e executada ao vivo por cinco musicistas e a cantora Dandara Manoela, que utilizam uma captação sem fio para terem mobilidade em cena, atuando ao mesmo tempo. Nomes de peso integram o espetáculo, como Natália Livramento, Addia Furtado, João Petters, Angela Coltri e Osvaldo Pomar. Para as composições, o grupo contou ainda com a participação especial de Iara Germer, além de Fabio Mello e Alexandre Damaria.

Já a linguagem de dança utilizada majoritariamente é a do Tap Dance, com influências da dança contemporânea. O Tap Dance tem sua origem afrodiaspórica nos Estados Unidos e, nesse ritmo, quem faz o show acontecer é Marina Coura, Yasmin Bogo, Bruno Maria e Vivian Shimizu. “Por meio da dança, da voz e da música, apresentamos ferramentas para uma reflexão sobre as questões de gênero, raça, equidade e respeito. Nosso elenco é composto por pessoas negras (homens e mulheres), pessoas brancas de origem latina e alemã e pessoas amarelas de origem leste asiática”, destaca Marina Coura, referência no tap brasileiro, diretora da Cia. Trupe Toe e do Festival Internacional de Sapateado, Floripa Tap, que neste ano irá acontecer no final de maio.

A concepção cênica reforça a mensagem de reflexão sobre paradigmas culturais pelo elenco em si e pelas cenas construídas. “Para conceber o espetáculo, nos inspiramos em campanhas internacionais como a #heforshe, da ONU Mulheres, no “The Representation Project” e em pensadoras que entendemos que estavam a frente do seu tempo, como Simone de Beauvoir e Clarice Lispector, cujas frases de suas autorias integram os elementos visuais do espetáculo, que possui 60 minutos de duração e tem classificação livre”, acrescenta Marina.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Trupe Toe

Fundada em 2011, a Cia Trupe Toe desenvolve a pesquisa do Sapateado (Tap Dance) de uma forma ampla e polivalente, oferecendo uma nova interpretação ao sapateado, com a busca da inclusão de uma linguagem própria brasileira.

Integrantes do espetáculo “Se não agora, quando?”:

Marina Coura – Direção geral, coreógrafa e sapateadora

Natalia Livramento – Direção musical e violão 7 cordas

João Peters – contrabaixo

Angela Coltri – flauta

Addia Furtado – percussão

Osvaldo Pomar – percussão

Dandara Manoela – voz

Sapateado:

Marina Coura

Vivian Shimizu

Yasmin Bogo

Bruno Maria

Coorientação Artística: Adilso Machado

Técnico de Som: Juarez Machado e Rafa Pfleger

Iluminação: Gabriel Guedert

Produção Executiva: MAF Economia Criativa

Serviço:

Espetáculos “Se não agora, quando?”

Blumenau: Dia 09/03 – às 20h

Local: Auditório Carlos Jardim -Rua XV de Novembro, 161

Ingressos gratuitos e limitados mediante inscrição

Florianópolis: Dia 10/03 – às 20:30h

Local: no Teatro Ademir Rosa (CIC)

Ingressos: esgotados, mas com fila de espera para os interessados

Oficinas de Sapateado e Ritmos Brasileiros:

Blumenau: 08/03/24

Local: Out Estúdio de Dança – Complexo Carlos Gomes- Rua XV de Novembro, 1181 – Blumenau SC

13:30h: Nível Intermediário

15h – Nível Avançado

Inscrições gratuitas

Florianópolis: 23/03/2024

Local: Garagem da Dança, localizada na Av Vera Linhares de

Andrade, 3228, em Florianópolis.

10h: Nível Intermediário e Avançado em uma única turma

Inscrições gratuitas

Crédito das fotos: Cristiano Prim

Publicidade
Publicidade