Imagem: Cão Robô da Empresa Prosegur
Em mais um dia do Web Summit Lisboa tivemos a apresentação de robôs humanoides, criados pela Agility Robotics com o intuito de reduzir tarefas repetitivas.
O Web Summit Lisboa está a todo vapor e as novidades não param. Desta vez, tivemos, em um dos palcos do evento, a apresentação de robôs humanoides criados para reduzir tarefas repetitivas.
Em mais um dia do Web Summit Lisboa, houve a apresentação de robôs humanoides, criados pela Agility Robotics com o intuito de reduzir tarefas repetitivas. Com 1,75 metros, os robôs possuem “dois braços mecânicos e ganchos metálicos que servem como mãos e prometem ser o futuro do trabalho nas empresas dedicadas à produção e distribuição”, segundo informações do site Vanguardia.
Chamados de “Digit”, os robôs foram elaborados para “facilitar a vida dos humanos”, garantiu Peggy Johnson, CEO da Agility Robotics.
“Isso tornará a produção mais eficiente. Fará o que os humanos fazem, mas certamente tornará a vida mais fácil”, enfatizou Johnson, explicando o motivo da criação dos robôs.
Durante a exibição, que aconteceu na MEO Arena, Johnson demonstrou ao público presente as habilidades dos robôs.
“O que acontece agora é que os humanoides trabalham em espaços limitados, o que significa que não estão perto dos humanos por questões de segurança. No entanto, todos os nossos consumidores nos perguntam: ‘O ‘Digit’ pode operar fora do seu celular? Ele pode andar pelo corredor e ficar perto dos humanos?’ A resposta é sim, em algum momento”, explicou Johnson enquanto apresentava a tecnologia, que ainda está em fase de testes.
O xadrez marca presença na edição do Web Summit Lisboa
O xadrez marca presença na edição do Web Summit Lisboa
É isso mesmo que você leu! Por mais que possamos pensar que o xadrez não tem a ver com o evento de tecnologia, vamos mostrar que tem tudo a ver, já que este esporte estava na pauta do Web Summit Lisboa.
Diversas pessoas que gostam do jogo foram vistas circulando pelo evento, segundo o site ABC. Porém, o motivo disso tudo é que muitos avanços tecnológicos estão sendo feitos para favorecer os jogadores. Hans Niemann, mestre de xadrez, chegou a jogar uma partida com a IA durante o evento.
“Uma das iniciativas é o assistente de inteligência artificial (IA) da empresa britânica IT Domain, que tem como objetivo potencializar a sinergia entre a inteligência humana e a artificial, ajudando jogadores de todos os níveis a melhorar seu desempenho por meio de sugestões personalizadas”, explicou a publicação.
E, por falar em Inteligência Artificial, ela já foi tema em vários momentos do evento, inclusive painel de Brad Smith, vice-presidente da Microsoft.
A expectativa dos organizadores é que o Web Summit em Lisboa receba mais de 71 mil pessoas de mais de 153 países. Lembrando que a previsão é que a capital de Portugal receba as edições do evento até 2028.