Publicidade
Raízes Poéticas: Exposição chega à Fundação Cultural BADESC
04 de Março de 2024

Raízes Poéticas: Exposição chega à Fundação Cultural BADESC

Coletiva foi selecionada no Edital 2024, e a abertura gratuita será no dia 7/3, às 19h

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Selecionada no Edital 2024, a exposição Raízes Poéticas abre o calendário expositivo no Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis.

A mostra coletiva, que reúne trabalhos de 13 artistas, tem abertura nesta quinta-feira (7/3), a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Publicidade

A exposição é inédita e formada por desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza. Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero e que reúne integrantes da graduação, mestrado e doutorado do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos CEART/UDESC.

Os trabalhos dos artistas Angelica Neumaier, Anna Moraes, Gabriela Buffon, Gustavo Reginato, Laura Malmegrin, Luanda de Oliveira, Luiza Reginatto, Mariana Medeiros, Odete Calderan, Pedro Gottardi, Sandra Correia Favero, Shayda Cazaubon e Tiago Meirelles são resultantes de uma prática de proposições realizada entre os artistas.

Raízes Poéticas

Segundo Sandra Favero, o termo Raízes Poéticas intitula uma pesquisa em andamento, que é realizada por um grupo de artistas de diversos estados e cidades brasileiras, reunidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Essas partes subterrâneas e enigmáticas das plantas, as raízes, são aqui a imagem dos processos que levam à elaboração do trabalho artístico: uma concentração de substâncias, experiências e memórias diversas que permeiam o interior do artista e são em algum momento externalizados, intervindo também no meio externo em um movimento inesgotável de troca”, destacam os artistas.

O objetivo geral do grupo de estudos está em averiguar o que acontece durante o processo de criação que ordena o interior do artista e direciona o caminho para a externalização em forma de arte visual.

“Queremos investigar um maior entendimento a respeito dos fundamentos subjetivos e objetivos na elaboração poética de cada um dos integrantes do projeto e encontrar consonâncias e dissonâncias na poética de cada um, buscando também compreender como isso reverbera no coletivo formado”, compartilha Sandra Favero, coordenadora do grupo.

A curadoria da mostra foi realizada de maneira coletiva e colaborativa pelos artistas participantes do grupo.

Entre caminhos, coletas e composições

Segundo a artista Luanda de Oliveira, o que permeia todas as produções é a relação com a paisagem: paisagens diversas, vegetais, marítimas, urbanas, terrestres ou híbridas.

“Da intimidade do jardim à imensidão oceânica, experiências e sensações são materializadas em formas que se desdobram: da pedra à montanha, das linhas da gravura aos galhos de ninhos, às casas-concha, do bambu ao tronco, como em uma ciranda na qual cada participante transforma os rastros deixados pelos outros, articulando-os às paisagens de seu entorno e de seu interior”, compartilha.

O grupo ressalta que é importante fazer chegar ao público geral as produções teóricas e práticas que têm sido realizadas dentro da universidade pública e compartilha a felicidade em apresentar a coletiva na Fundação. “Ficamos muito felizes com a seleção da proposta, ainda mais que o espaço da Fundação Cultural BADESC é referência em Artes Visuais em Santa Catarina, e um dos únicos com edital público de seleção”, completam.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

A visitação da exposição Raízes Poéticas poderá ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h, até o dia 25/5 de 2024.

Convite da exposição Raízes Poéticas (Foto: Divulgação)

Publicidade
Publicidade