Publicidade
Projeto promove formação teatral com Boi de Mamão para pessoas com deficiência
20 de Maio de 2024

Projeto promove formação teatral com Boi de Mamão para pessoas com deficiência

Caravana passa pelas cidades de Laguna, Imbituba, Tubarão e Florianópolis

Publicidade

O projeto “Caravana Novos Brincantes do Boi de Mamão” realiza, entre os meses de maio e julho, laboratórios de prática teatral voltados a pessoas com deficiência ou vulnerabilidade social.

As ações de formação, feitas a partir da tradição que envolve a cultura do folguedo do Boi de Mamão, serão realizadas em Florianópolis e em mais três cidades do sul catarinense.

Publicidade

O roteiro da caravana começará por Laguna, no próximo dia 22/5, seguindo para Imbituba, Tubarão e Florianópolis até o mês de julho.
Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, a professora de Arte e produtora cultural Giselle Paes, a iniciativa tem como objetivo utilizar a linguagem teatral como instrumento de diálogo pedagógico para a transformação social e para a construção da cidadania.

Difusão da cultura popular

“A nossa ideia é fomentar a manutenção e a difusão da cultura popular e promover o acesso de pessoas com deficiência e vulnerabilidade social ao aperfeiçoamento pessoal, teatral e artístico-cultural, tendo como fio condutor a dramaturgia, musicalidade, corporalidade e tradições que envolvem a cultura do Boi de Mamão. O objetivo é assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social, cidadania e acesso à cultura”, destaca Giselle.

Os laboratórios do “Caravana Novos Brincantes do Boi de Mamão” terão como público crianças, jovens e adultos com deficiências como cegueira, baixa visão, Síndrome de Down, intelectual, entre outras, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações serão realizadas junto a instituições parceiras, selecionadas pela relevância de atuação no campo educacional junto a pessoas com deficiência.

Cada laboratório contará com duas oficinas de quatro horas cada, totalizando oito horas de atividades, conduzidas por três artistas que atuam no projeto “Boi Encantado”, espetáculo teatral do Grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão.

O projeto “Caravana Novos Brincantes do Boi de Mamão” é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Publicidade
Publicidade