Durante 2024, o Programa Mulheres Cooperativistas (MCoop) da Unicred se tornou uma jornada de aprendizado, capacitação e empoderamento para mulheres de todo o Brasil.
Nascendo em 2022 na Cooperativa Unicred Vale, em Blumenau (SC), o projeto cresceu e, em 2024, alcançou todo o país. Agora, no dia 13/11, o MCoop se prepara para seu último encontro do ano, trazendo o tema “Liderança Transformadora” com a especialista em Inteligência Emocional, Livia Mandelli.
O evento que é on-line e destinado a cooperadas e convidadas, promete ser um momento de inspiração e conexão, reunindo mulheres para discutir liderança com foco no desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições estão abertas, e a participação é gratuita. O programa oferece um espaço para que as mulheres possam compartilhar experiências e crescer juntas, promovendo o protagonismo feminino no cooperativismo.
Expansão e resultados de 2024
Desde sua criação, o Mulheres Cooperativistas busca fortalecer o papel das mulheres no cooperativismo, abordando temas como educação financeira, saúde e liderança. O sucesso do programa foi tanto que, após atingir resultados expressivos em 2022 e 2023, com 90 e 134 participantes, respectivamente, o projeto se expandiu para todo o território nacional em 2024. Mais de 900 mulheres de 110 cidades e 14 estados, além do Distrito Federal, já participaram dos quatro encontros realizados ao longo do ano.
Com palestras ministradas por mulheres líderes em suas áreas, o MCoop se consolidou como um movimento de inclusão e equidade, refletindo a essência do cooperativismo. A expectativa é impactar 1.200 mulheres até o final do programa, reafirmando o compromisso da Unicred com o desenvolvimento das comunidades e com a promoção de um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres.
Reconhecimento e Premiação
O sucesso do Mulheres Cooperativistas não passou despercebido. A Unicred Regional Conexão é uma das premiadas do Prêmio Top de Marketing e Vendas 2024, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). O case “Mulheres Cooperativistas: um movimento de inclusão, equidade e conhecimento de Blumenau para o Brasil” foi reconhecido na categoria Cooperativismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19/11, às 19h, na sede da FIESC.