Publicidade
Paisagens do Planalto Serrano catarinense integram fotolivro que será lançado em Florianópolis
07 de Junho de 2024

Paisagens do Planalto Serrano catarinense integram fotolivro que será lançado em Florianópolis

A mostra poderá ser visitada até o dia 27/6

Publicidade

Registros da pesquisa poética do fotógrafo Beto Castro na região do Planalto Serrano de Santa Catarina integram o fotolivro “Serranias”, que será lançado na terça-feira, 11, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis.

A publicação de 184 páginas apresenta belezas naturais da região, que impressiona pelas suas peculiaridades, como campos nativos ondulados recobertos pela grama verde, onde ocorrem remanescentes de florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas. A fotografia de Beto Castro traz recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registra e valoriza o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura de fazendas centenárias da Serra Catarinense.

Publicidade

Lucila Horn, que fez a curadoria do fotolivro, destaca que o trabalho de Beto Castro propõe um retorno a lugares de memória a partir da poética fotográfica, e ao mesmo tempo compõe um acervo histórico e artístico importante para Santa Catarina. “Ao materializar este projeto num livro, o fotógrafo se alinha com os movimentos atuais de publicações (feiras, encontros, festivais) muito importantes na formação e difusão dos trabalhos fotográficos contemporâneos”, ressalta Lucila.

O livro “Serranias” é resultado de projeto cultural realizado pela produtora Fazer Gestão Cultural, de Lages, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC/Lei Rouanet, com patrocínio cultural das empresas GTS do Brasil e Disauto Autopeças, e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte.

Com o projeto, será possível fazer a distribuição gratuita do fotolivro “Serranias” para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e entidades turísticas da região. Além disso, o mesmo está disponível em formato digital no website do fotógrafo (betocastro.com.br), e apresenta, como medida de acessibilidade, audiodescrição das imagens. No dia do lançamento, o livro estará à venda.

Exposição

Na mesma data do lançamento será aberta uma exposição com fotografias que apresentam parte da pesquisa autoral do fotógrafo. Ao todo 23 fotografias, impressas em fine art integram a mostra.

A Helena Fretta Galeria de Arte fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis. A mostra poderá ser visitada até 27/6/2024 e a entrada é gratuita.

Foto: Beto Castro

Publicidade
Publicidade