08/10/07
Passeata lançará campanha de estímulo ao uso de moedas.
Um protesto bem-humorado vai marcar esta segunda-feira (8/10), em Florianópolis, o lançamento de uma campanha de estímulo ao uso de moedas. Personagens fantasiados de moedas farão uma passeata, com banda de música, entre o calçadão da Felipe Schmidt e o Ticen (Terminal de Integração do Centro), a partir das 17 horas, divulgando uma “nota de repúdio” ao hábito de muitos brasileiros de guardar moedas em casa.
O Banco Central estima que menos de 50% do total de 12 bilhões de moedas esteja efetivamente circulando na economia, o que gera transtornos nas transações comerciais de varejo, como a falta de troco. “A campanha é pautada pelo bom humor, mas trata de um assunto muito sério, de interesse social”, observa Vidal Lohn Filho, diretor de Marketing da rede de supermercados Imperatriz, responsável pela iniciativa.
A “nota de repúdio” das moedas diz que, “hoje, milhares como nós estão presas em casa, em cofrinhos, vidros de conserva, cinzeiros. Muitas foram esquecidas num cantinho qualquer de uma gaveta, entre as almofadas do sofá e debaixo de móveis e eletrodomésticos. Milhões de reais parados, milhões de moedas impedidas de circularem. Precisamos fazer alguma coisa, não podemos permitir que isso continue assim. Já fomos trancadas, perdidas e esquecidas. Mas todo mundo lembra das moedas quando precisa, quando recebe umas balinhas como troco, por exemplo”.
A campanha, desenvolvida pela Inca.giacometti, vai se estender durante as próximas semanas a todas as lojas da rede Imperatriz, em sete cidades catarinenses. Serão oferecidas centenas de produtos abaixo de R$ 1,75 para mostrar aos consumidores que é possível comprar muito usando moedas. “Centenas de produtos por poucos centavos”, anunciam as peças criadas pela agência. A lista inclui cereais, massas, biscoitos, refrigerantes, cervejas e produtos de higiene pessoal, entre outros. Toda semana novos itens terão redução de preço para entrar na promoção.
“Passeata das moedas”
Data: 08.10 (segunda-feira), a partir das 17h
Local: início da passeata no calçadão da Felipe Schmidt e término no Ticen