O jornalista e poeta Cláudio Schuster lança nesta sexta-feira (9) no Tralharia Antique Café Bar, e sábado, na Feira de Artes de Florianópolis – FAF, o livro beba poesia, pela Editora Insular. A obra reúne 149 poemas, entre inéditos e selecionados dos livros crime perfeito (publicação do autor – 1994), risco (publicação do autor – 1997) e bluz (editora Blocos – 1999). Alguns também foram publicados no livro do 2º Concurso Literário Conto e Poesia (1996), do Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, e na 2ª edição da revista Rebosteio (2012).
“A partir de 2013, mais de 13 anos após lançar o bluz, voltei a escrever com alguma regularidade, pensando neste quarto livro. O nome beba poesia surgiu na criação do blog e da página no Facebook, e foi inspirado por algumas poesias bêbadas, novas e antigas”, conta Schuster. “Como lá se vão 22 anos do crime perfeito, achei interessante selecionar poesias das três publicações e juntar às novas, em um livro só, tanto para quem já conhece alguma coisa que escrevo, quanto para novos leitores”. Schuster prefere deixar a definição de sua poesia ao olhar de cada pessoa. “A riqueza está na multiplicidade de olhares e entendimentos. Às vezes, nem se preocupar com isso, e só sentir o impacto causado por uma imagem interessante ou estranha que as palavras desenham”.
“Desconhecer os escritos de Schuster antes de receber os originais de seu livro, não me deixaram distante de sua poesia. O efeito de seus versos sempre esteve presente em mim, mesmo sendo ele bem mais jovem. Têm algo que carrego comigo desde que saí da infância em direção à juventude e agora rumo à transformação final. Gosto de lê-lo e o entendo, sua arte adentra generosa e é bela. Me diz, simples e bem, como gosto”, comenta Nelson Rolim de Moura, da Editora Insular.
Schuster diz ainda que tem sido uma boa experiência realizar algumas publicações no Facebook, onde a página do beba poesia tem mais de 4.700 seguidores, cerca de 2 mil deles de outros estados. A partir do dia 9, beba poesia também estará à venda no site da Editora Insular.
Sobre o autor:
Cláudio Schuster nasceu em 1962, em Pelotas (RS). Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pelotas, vive em Florianópolis (SC) desde 1986. Participou da I Bienal Internacional de Poesia de Belo Horizonte (1998) com o livro risco, que teve seus poemas interpretados pelo ator Sérgio Mamberti.