A Fundação Pró-Rim, com matriz em Joinville (SC), realiza em setembro o Simpró – Simpósio Multidisciplinar de Transplantes, com o tema “Transplante de Órgãos”.
Uma das principais atrações será a palestra sobre xenotransplantes, com o CEO da XenoBrasil – Biotecnologia Avançada, Tadeu Thomé.
O evento será alusivo ao Setembro Verde, mês de conscientização e sensibilização sobre a doação de órgãos. O Simpró ocorre no dia 26/9, das 8h às 18h, no Bourbon Convention Hotel Joinville.
Promovido pela Fundação Pró-Rim, o SIMPRÓ chega para fortalecer o diálogo, a formação profissional e a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil.
Para estudantes e profissionais da saúde, o SIMPRÓ ainda oferece: certificado de participação, 9 horas complementares, networking, condições promocionais no primeiro lote E destaque na carreira para o futuro profissional.
Xenotransplante
Em 2023, quase 60 mil pessoas aguardavam por um transplante de órgão e tecido no Brasil, segundo a ABTO. Infelizmente, 3 mil pessoas não resistiram à espera e morreram por falta de doadores compatíveis.
Esta situação tem preocupado entidades ligadas ao transplante, e que buscam alternativas para reduzir o tempo de espera e os índices de mortalidade. Além das campanhas de conscientização para a doação de órgãos, uma modalidade nova vem ganhando destaque: o xenotransplante – órgãos humanos geneticamente modificados desenvolvidos no interior de outros animais.
No Brasil, a entidade que está à frente das pesquisas com xenotransplantes é a XenoBrasil – Biotecnologia Avançada ligada à Universidade de São Paulo (USP). O primeiro laboratório dedicado à esta atividade no Brasil está em funcionamento há mais de um ano e conta com um biotério com capacidade para criação de 10 a 15 porcos, animais utilizados para as pesquisas por possuírem semelhanças biológicas com os seres humanos, como órgãos, genética, função corporal e sistema imunológico.
Para entender mais sobre esta promissora área, o Simpósio Multidisciplinar de Transplantes da Fundação Pró-Rim trará no dia 26 de setembro Tadeu Thomé, CEO da XenoBrasil, para falar sobre os avanços da pesquisa no país.
Quem é Tadeu Thomé
Bacharel e licenciado em Enfermagem, com ampla experiência em doação e transplantes de órgãos e tecidos, e gestão de serviços de saúde de alta complexidade. Formado pela PUC-SP, Tadeu coordenou o Centro de Transplantes do Hospital Unimed Sorocaba, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês. Com MBA em Gestão em Saúde, recebeu prêmios e contribuiu para projetos nacionais e internacionais.
Tadeu apoia como diretor e conselheiro de organizações não governamentais relacionadas ao Transplante. Atualmente, é membro do Departamento de Coordenação em Transplantes da ABTO, CEO da XenoBrasil, Mestre em Ciências da Saúde e pesquisador do Grupo de Estudos em Doação e Transplantes da UNIFESP (GEDOTT).
As inscrições podem ser realizadas aqui.
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

