Joinville recebe o Festival Pianístico a partir desta quarta (15)

14 de Setembro de 2021

Evento retoma formato presencial e mantém transmissão on-line para alcançar público de outras regiões

Cliff Korman (foto: Aloísio Jordão)

De 15 a 19 de setembro Joinville será palco da quarta edição do Pianístico, festival que visa tornar a cidade referência no instrumento. A volta de plateia presencial é um dos destaques dessa edição, que também contará com transmissão pelo YouTube - como foi no ano passado devido à pandemia.

Sob o conceito "O Tom que nos Une", o festival acontecerá no Teatro Juarez Machado, na Sociedade Harmonia-Lyra e em palco que será montado no quarto pavimento do Shopping Mueller, especialmente para dois shows em drive-in, repetindo o modelo inaugurado em 2020.

“O Pianístico veio para ficar, e tem se consolidado no calendário cultural, apesar das dificuldades inerentes a um período como este. A expectativa é de mais um evento de enorme sucesso”, pontua a produtora cultural do evento Albertina Tuma.

 

Confira a programação

15 de setembro
20h e 22h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

16 de setembro
15h – Workshop “Ritmos do piano brasileiro”, Salomão Soares, Casa da Cultura
20h30 – Lucas Thomazinho, Teatro Juarez Machado

17 de setembro         
9h – Curso para professores “Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância”, Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado
19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)    
20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado
22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

18 de setembro         
10h – Workshop “Imaginação sonora ao piano”, Erika Ribeiro, Casa da Cultura  
11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra  
14h – Workshop “Interpretando a música popular”, Délia Fischer
16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra
18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra   
21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado

19 de setembro         
9h30 – Workshop “A música de Luiz Eça”, Diogo Monzo, Casa da Cultura
11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado
17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado    
19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado

 

 

“Piano nos Estabelecimentos”, workshops e contrapartida social

Presente desde a primeira edição do festival, o “Piano nos Estabelecimentos” tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Neste ano, cerca de dez estabelecimentos, entre restaurantes e lojas, participam da iniciativa.

Na programação pedagógica, o festival promoverá quatro workshops dirigidos à execução e prática musical ao piano, além de um curso focado no ensino e aprendizado do piano. Esses encontros acontecem no auditório da Casa da Cultura e no Teatro Juarez Machado, com acesso virtual e presencial – dentro do regramento sanitário estabelecido.

Na contrapartida social, a coordenadora pedagógica Giane Gomes sublinha a necessidade de “desmistificação” do piano, sobretudo diante público de alunos das escolas municipais que, em tese, tem pouco contato com o instrumento. “É importante combater a ideia de que o piano é um instrumento difícil ou acessível apenas para quem tem condições de pagar aulas e ter o instrumento”, reitera, acrescentando que as várias ações pedagógicas previstas pela cartilha deste ano precisam ser complementadas no trabalho presencial ou virtual das escolas. O projeto deve atingir cerca de 1 mil crianças entre 8 e 11 anos de até 30 escolas da rede municipal. 

Notícias Relacionadas