Mais uma vez a Irani, empresa que promove a sustentabilidade de papéis e embalagens no Brasil, disponibilizará lixeiras de papelão na área do cais do porto, durante o South Summit – evento de conexões e negócios com enfoque em tecnologia inovação e empreendedorismo, que ocorre em Porto Alegre (RS) entre os dias 9/4 e 11/4.
Durante o acontecimento, a empresa terá a parceria da Trashin na coleta e destinação dos resíduos. Acelerada pela Irani Ventures, veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da Irani desde 2023, a startup possui expertise na gestão de resíduos 360º e em programas de logística reversa.
Em 2024, durante o South Summit Brazil, 27,7 toneladas de resíduos foram coletadas nas lixeiras disponibilizadas pela Irani e tiveram destino correto graças ao trabalho conjunto das duas empresas. Do volume total, 22,5 toneladas eram recicláveis e 5,2 toneladas eram de rejeitos.
As lixeiras de papelão, já adotadas pela Irani em parte de suas unidades e em eventos aos redor do Brasil, são produzidas com matéria-prima sustentável, podendo ser reutilizadas. Quando o uso não for mais possível, ela volta para o processo produtivo em forma de aparas (embalagens e resíduos de papel e papelão ondulado que, após uso, retornam ao processo produtivo como matéria-prima), dentro do conceito de economia circular.
“Ficamos muito felizes de participar de mais uma edição desse evento tão importante. Essa iniciativa reflete o compromisso da Irani com a sustentabilidade e as metas de ESG estabelecidas para o ciclo 2021-2030”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira. “A parceria com a startup Trashin reforça a importância da sustentabilidade na gestão de resíduos e a viabilidade de materiais recicláveis em substituição de materiais menos sustentáveis e de todo o modelo de logística reversa e economia circular que tem por trás”, ressalta.
O South Summit é uma iniciativa global que surgiu em 2012 em Madrid, Espanha. A 1ª edição no Brasil aconteceu em 2022, em Porto Alegre.

Foto: Divulgação