Publicidade
Inteligência artificial e diversidade são destaques na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul
17 de Outubro de 2023

Inteligência artificial e diversidade são destaques na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul

Evento gratuito ocorre entre os dias 19 e 29/10

Publicidade

Inteligência artificial, planejamento financeiro e diversidade e gestão de pessoas estarão em pauta nos encontros da 1ª edição da Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul.

Em conjunto, apresentações teatrais e de música, contação de histórias, lançamentos e vendas de livros, entre outras propostas em celebração à cultura, estarão à disposição do público, gratuitamente, entre os dias 19 e 29/10.

Publicidade

Sob o tema central “Como viver junto”, o evento literário quer promover conexões e insights, com ênfase no encontro entre a cultura e o empreendedorismo, duas características representativas do município de Jaraguá do Sul.

Presença de nomes renomados

João Chiodini, coordenador geral da Bienal destaca que, “Acreditamos que uma expressão de arte, como a literatura, e a inovação social do empreendedorismo podem caminhar juntos. Ambas são formas de gerar impacto positivo para a sociedade”.

Neste sentido, um dos nomes mais aguardados pela comunidade é a guru de finanças Nathália Rodrigues, mais conhecida pelo título de “Nath Finanças”. A empresária, administradora, escritora e youtuber, que se tornou a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo da revista americana Fortune, estará no evento na quinta-feira (19), dia da abertura da programação.

Ainda dentro da área de negócios, é confirmada a presença da autora Clarice Martins Costa, na sexta-feira (20). Com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional é referência de renome na área empresarial, sendo atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Conselho de Administração do Grupo Panvel.

Alê Garcia é outro grande nome confirmado. Aclamado como um dos creators negros mais inovadores do país pela revista Forbes, ele discutirá “Cultura: diversidade e negritude” na sexta-feira (27). O autor, que também é fundador do hub de cultura negra Casablack, é finalista do Prêmio Jabuti e um dos vencedores do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional.

A programação terá ainda a voz de Martha Gabriel, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. No sábado (28), ela trará o tema “Inteligência artificial para os negócios (e para a vida)”. Martha é autora dos best-sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti.

Além deles, a programação conta ainda com grandes escritores nacionais como Christian Dunker, Nuno Ramos, Natália Timerman, Carolina Casarin, Zsuzsanna Spiry e os catarinenses Ieda Magri, Michelli Provensi, Fernando Boppré e Sidnei Marcelo Lopes.

Intercâmbios culturais

O país homenageado nesta primeira edição da Bienal é a Hungria, cujo reconhecimento é pautado na relação da cidade com o país e no potencial literário da nação. Atualmente, Jaraguá do Sul tem cerca de 15 mil descendentes húngaros e conta com um consulado honorário, além de uma associação cultural e grupo folclórico de danças húngaras.

O autor reverenciado nesta primeira edição é Sandor Lenard, escritor húngaro falecido na década de 1970 que viveu seus últimos anos em Donna Emma, no interior de Santa Catarina. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo. Lenard foi um expoente da escrita e também da tradução”, afirma o diretor de Programação Artística e Internacional, Carlos Henrique Schroeder.

Também outros autores da nação homenageada estarão em Jaraguá do Sul para promover trocas culturais ao vivo. O sociólogo húngaro András Szántó, um dos mais importantes consultores em arte e museus do mundo, autor de “O futuro do museu”, vem direto de Nova Iorque para uma palestra exclusiva na segunda-feira (23). Já na terça-feira (24), será a vez do público conversar como Krisztina Tóth, a multipremiada e principal autora húngara da nova geração, com mais de 30 livros publicados.

A programação completa, assim como os ingressos para as atividades, pode ser conferida aqui.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade