Publicidade
Instituto Arte Maior recebe coral de meninos diretamente da Suíça
02 de Março de 2024

Instituto Arte Maior recebe coral de meninos diretamente da Suíça

A iniciativa percorre o mundo em prol da cultura

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Vindo diretamente da Suíça, o coral de meninos cantores, Knabenkantorei Basel, que faz turnê pelo Sul do Brasil entre março e abril, chega em Joinville. A ação é de grande significância para os integrantes do Coral Infantojuvenil Arte Maior.

As famílias dos jovens que participam do coral joinvilense estão sendo convidadas para hospedar os meninos do grupo vindo da Suíça, nos dois dias em que permanecerão na cidade. “Estamos entusiasmados em proporcionar esta interação aos nossos alunos”, afirma Fábio Siqueira Martins, diretor administrativo do Instituto Arte Maior, ao qual o coral joinvilense é vinculado. O grupo de artistas se apresenta no palco da Sociedade Harmonia Lyra no dia 2 de abril, às 20h.

Publicidade

A ponte com o Knabenkantorei foi resultado de uma aproximação com o regente paulista José Alberto Corulli, que esteve no 4º Festival de Corais de Joinville, organizado pelo Instituto Arte Maior, em julho do ano passado. Corulli está à frente da turnê – que passa por oito cidades brasileiras –, e, depois de conhecer o instituto, fez questão de incluir Joinville no roteiro, também por conta das raízes suíças do município.

O Coral de Meninos Cantores de Basel é composto por 80 integrantes, entre meninos e rapazes. Fundado em 1927, originalmente como Meninos Cantores da Igreja Evangélica Reformada do Estado de Basel, o grupo tornou-se uma entidade independente. O repertório abrange desde a música sacra até a música profana, com um repertório que se estende de peças renascentistas a cappella aos grandes oratórios românticos, além de músicas folclóricas e populares.

Em 2023, os rapazes do grupo foram premiados como Campeões Europeus na categoria Música Sacra com Acompanhamento no European Choir Games (ECG), em Norrköping, Suécia, e ganharam o Grand Prix of Nations na mesma categoria. Enquanto isso, os meninos menores cantaram o War Requiem, de Benjamin Britten, no Stadtcasino Basel, no Tonhalle de Zurique e em Lüneburg, na Alemanha.

Com seus participantes como embaixadores musicais da Suíça e da cultural cidade de Basel, o coral faz turnês ao redor do globo. As recentes turnês os levaram à Ucrânia, Roma, Canadá, Estônia, República Tcheca, Eslováquia, Noruega, Bielorrússia, Berlim, Inglaterra, Eslovênia, Áustria, Itália, Lituânia, Suécia e Finlândia.

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade