Publicidade
Inscrições para capacitação gratuita em IA são prorrogadas
31 de Janeiro de 2024

Inscrições para capacitação gratuita em IA são prorrogadas

Trybe e Amazon Web Services (AWS) oferecem 15 mil vagas gratuitas em capacitação, inscrições abertas até final de fevereiro

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

De acordo com o último relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, 75% das empresas no mundo devem abraçar a Inteligência Artificial (IA) nos próximos quatro anos, com 2,6 milhões de postos de trabalho criados especificamente para atuar com ela, entre cientistas, programadores e engenheiros de dados.

No entanto, 3 em cada 4 empregadores afirmam que não conseguem suprir a necessidade de talentos nesse setor, de acordo com o novo estudo da Amazon Web Service (AWS) e da empresa de pesquisa Access Partnership. A pesquisa indica a importância da IA para as empresas: 93% delas esperam usar essas soluções em toda a sua organização nos próximos 5 anos. Como resultado, segundo a análise, empregadores esperam que trabalhadores ganhem até 47% mais se melhorarem suas competências em IA.

Publicidade

Desta forma, diante desse cenário global, a AWS escolheu a Trybe, escola brasileira de tecnologia e AWS Training Partner, para desenvolver a iniciativa inédita de capacitação massiva em inteligência artificial generativa no Brasil.

O curso ‘IA Generativa com AWS’, realizado no formato on-line intensivo (bootcamp), é destinado tanto a desenvolvedores e profissionais que trabalham na área de tecnologia, quanto pessoas que estejam migrando de área ou buscando uma formação e queiram aprender sobre essa tecnologia. O bootcamp tem vagas para 15 mil pessoas e abordará temas como o surgimento da IA, sua evolução e relevância no mundo, como as máquinas são treinadas para pensar e aprender, além de propor exercícios e oferecer algumas das ferramentas da AWS como Amazon Bedrock, Amazon CodeWhisperer, Amazon Sagemaker e AWS Inferentia, bem como suas funcionalidades e aplicações. O curso estará disponível na plataforma da Trybe durante um período.

Ao final do curso, o participante receberá certificado de conclusão e poderá explorar o uso de IA generativa para desenvolver soluções como chatbots e assistentes personalizados com o objetivo de melhorar a experiência de clientes, aumentar a produtividade, cortar custos e até reduzir fraudes.

“A realidade que empregadores enfrentam com a crescente lacuna de habilidades em IA só pode ser mudada por meio de programas de treinamento”, avalia Carolina Piña, líder de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina. “Com parceiros como a Trybe, seguiremos apostando nesta área e utilizando nossa experiência em IA para criar mecanismos para treinar e preparar massivamente os talentos brasileiros e a nova força de trabalho”.

“Nosso objetivo é capacitar uma nova geração de talentos para trabalhar com as inteligências artificiais generativas em seu dia a dia. Essa é uma oportunidade inédita para aprender sobre as recém lançadas ferramentas de IA generativa da AWS e aprimorar suas habilidades”, afirma Matheus Goyas, cofundador da Trybe.

As aulas serão ministradas pelo time de especialistas da AWS e da Trybe, altamente qualificados no tema de IA generativa. Confira:

  • Felipe Pojo, Business Development manager para Inteligência Artificial e Machine Learning e líder de estratégia de IA Generativa da AWS
  • Evandro Franco, arquiteto de soluções e especialista em IA e Machine Learning na AWS
  • João Duarte, CTO da Trybe
  • Alberto Cavalcanti, Tech Lead na Trybe
  • Rafael Martins, Tech Lead na Trybe
  • Allex Lima, arquiteto de soluções na AWS
  • Guilherme Ricci, arquiteto de soluções sênior na AWS
  • Fabio Balancin, arquiteto de soluções do time de Startups na AWS e host do podcast AWS Brasil!
  • Jonathan Cardoso, consultor DevOps sênior na AWS

Além disso, a ação integra a AI Ready da Amazon, uma iniciativa que visa fornecer treinamento e educação gratuitos em habilidades em IA para 2 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025.

Como parte desse objetivo, a Amazon e a AWS anunciam oito novos cursos gratuitos para ajudar adultos a aprimorarem suas habilidades em IA e IA generativa, diversas iniciativas ao redor do mundo, como o bootcamp exclusivo para brasileiros, em parceria com a Trybe, além de um programa de bolsas de estudos, AWS IA Generativa, com a plataforma de aprendizagem on-line Udacity e de uma colaboração com Code.org projetada para ajudar os alunos a aprenderem sobre IA generativa por meio de um jogo interativo.

As incrições seguem até 29/2, e podem ser feitas aqui.

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade