A fluência em dados é uma habilidade essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho, e tem muito mais a ver com a vida das pessoas do que elas imaginam. De olho nessa tendência do futuro que já pode (e deve) ser aplicada no presente, o Social Good Brasil, organização que faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolis, lançou uma Jornada de Educação em Dados e tem como objetivo ajudar a democratizar o acesso a informações sobre o tema no Brasil. Por isso, o terceiro dia do Festival SGB é dedicado a este universo – da importância de um país fluente em dados ao uso de dados na gestão pública, convidando o público a prestar mais atenção no assunto.
Para a organização, educação em dados é para todos e às 16h15 haverá uma conversa sobre o tema com a visionária Fernanda Bornhausen, presidente-voluntária do Social Good Brasil; Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo; Lucia Dellagnelo, diretora do Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB; Luciana Nabarrete, diretora administrativa da ENGIE – primeira mulher a ocupar essa posição – e Georgia Pessoa, diretora executiva do Instituto Humanize.
Para falar sobre competências que precisamos aprender para estarmos preparados para o futuro do trabalho, às 19h15 haverá um papo entre Eduardo Valladares, autor do livro “Como Aprender Melhor”, e Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano, e fundadora da SOMAS, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a construir alternativas no campo da inclusão digital.
A lista dos palestrantes está no site do Festival, assim como a programação completa.
Veja a programação desta quinta-feira (28):
16h – Abertura: Educação em dados é para todos (e nós podemos provar!)
16h15 – Painel: A importância de um Brasil fluente em dados
17h35 – Palestra: Qual é o impacto da transparência na gestão pública?
18h – Painel: O uso de dados e evidências na gestão pública | problemas complexos, soluções inovadoras
18h45 – De volta para o futuro: uma retrospectiva dos Fellows SGB, protagonistas de mudanças sociais
18h55 – Palestra: Quer começar a explorar os mistérios do oceano de dados? Uma série pra você maratonar!
19h15 – Entrevista: Vivemos a Era dos Dados. Quais competências precisamos aprender para o futuro?
19h50 – Cultura: (em breve)
O evento também terá interpretação simultânea de Libras, além de tradução dos painéis com convidados internacionais.